Institucional
Ciência, inovação, educação e cultura no IFRS… vai começar o 4º Salão
Onze seminários e mostras simultâneas sobre diferentes temáticas movimentarão o Campus Bento Gonçalves do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) nesta semana. De quinta-feira a sábado, 28 a 30 de novembro de 2019, ocorrerá o 4º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS. São esperados aproximadamente mil estudantes e servidores, dos 17 campi e da Reitoria (na foto, atividade do Salão de 2018). Confira:
Vai participar do Salão e quer estar por dentro dos avisos?
> Entre na lista de transmissão no Whatsapp! Clique nesse link: http://bit.ly/WhatsappSalaoIFRS ou adicione nosso número: (54) 99182-5286
Serão em torno de 600 trabalhos apresentados*, entre pesquisas, ações de ensino, relacionamento com a comunidade, inovação, arte, cultura… O tema central desta edição é “Ciência para um mundo sustentável”, o qual será abordado na palestra de abertura, que tem como título “Sustentabilidade ambiental à beira do abismo: o que fazer?”. Na ocasião, o biólogo Paulo Brack, doutor em Ecologia e Recursos Naturais e professor da Ufrgs, falará sobre o quadro dramático da situação ambiental no Brasil e no mundo com base na ciência e tratará sobre desafios locais e globais para revalorizar o espaço comum com qualidade ambiental.
Integram o Salão do IFRS os seguintes eventos: 8º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (Sict); 7º Seminário de Extensão (Semex); 6º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (Semept); 4º Seminário de Pós-graduação; 4º Seminário de Internacionalização; Sessões de Indissociabilidade Pesquisa, Ensino e Extensão; Mostra de Inovação e Tecnologias; Mostra de Arte e Cultura; Desafio Criativo; Mostra de Protótipos Automotivos; Circuito de Atividades Literárias. As atividades são abertas ao público.
Saiba mais:
Quinta-feira (28/11) – Além da abertura, o primeiro dia de evento será dedicado à apresentação de talentos artísticos dos estudantes e servidores, na Mostra de Arte e Cultura. Circo, música, dança e teatro estão entre as atrações previstas para a Mostra, que se estenderá pelos demais dias do evento (saiba mais).**Confira abaixo a programação detalhada
Feira orgânica – aberto ao público, o Espaço de Agricultura Familiar ocorrerá na quinta-feira, das 14h às 18h, e é uma oportunidade para adquirir alimentos frescos e caseiros, como biscoitos, pães, frutas e legumes orgânicos (saiba mais).
Na sexta-feira (29), a programação está voltada para a apresentação dos projetos de ensino, pesquisa e extensão*. Outro assunto de destaque nesse dia serão as experiências internacionais de estudantes – no Seminário de Internacionalização, alunos que cursaram disciplinas em instituições de ensino no exterior falarão das contribuições para a vida acadêmica e pessoal e darão dicas para os interessados em participar de mobilidade internacional.
Começa na sexta também um das atividades que é novidade desta edição: a Mostra de Protótipos Automotivos. Aberta ao público, ocorrerá na sexta (dia 29) à tarde e no sábado (30) pela manhã. Serão apresentados quatro veículos baja e de eficiência energética construídos por estudantes e professores do IFRS. Entre eles estará o protótipo da equipe Drop Team, do Campus Erechim, que conquistou o bicampeonato na competição de eficiência energética Shell Eco-marathon Brasil em 2019, atingindo a média de 542,4 quilômetros por litros de gasolina (saiba mais).
O sábado (30) terá programação intensa. No turno da manhã, inovações e tecnologias produzidas nos campi estarão à mostra. Ocorrerá também no sábado o Circuito de Atividades Literárias, outra novidade do evento, aberta ao público. Serão realizados troca-troca de livros e mesa-redonda sobre desafios da escrita e da leitura. Haverá a apresentação das 12 produções textuais de estudantes do IFRS premiadas no Concurso Literário, nas categorias haikai, crônicas, contos e poemas, e uma sessão de autógrafos com a escritora Luísa Geisler (saiba mais). O evento será das 9h às 12h e não são necessárias inscrições prévias. Às 13h, haverá a premiação para os autores dos textos vencedores do Concurso Literário.
Haverá ainda no Campus Bento Gonçalves um Espaço Kids, para servidores e estudantes que precisarem levar crianças ao evento.
* Projetos de pesquisa desenvolvidos nas unidades do IFRS serão apresentados nas áreas Ciências Agrárias; Multidisciplinar; Ciências Humanas; Engenharias; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Sociais Aplicadas; Linguística, Letras e Artes; Ciências Biológicas; Ciências da Saúde.
Projetos de extensão estarão organizados pelas áreas Comunicação; Cultura; Direitos Humanos e Justiça; Educação; Tecnologia e Produção; Meio Ambiente; Trabalho; Saúde.
Os trabalhos de ensino serão divididos nas temáticas Ações Afirmativas; Monitorias e laboratórios de aprendizagem; Práticas Pedagógicas; Produção de material didático-pedagógico; Tecnologias em Educação; Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid); Programa de Educação Tutorial (PET).
* Programação geral do 4º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS
Local: Campus Bento Gonçalves do IFRS (avenida Osvaldo Aranha, 540)
Dia 28/11 – quinta-feira
13h30min – Recepção e Credenciamento – no DTG.
Local – Ginásio do Campus Bento Gonçalves:
14h30min – Coro Infantil do Projeto Prelúdio (Campus Porto Alegre).
O grupo é composto por crianças de 8 a 12 anos. Na apresentação, serão cantadas cinco canções do projeto de repertório “Sons diversos, mundo diverso”, no qual são interpretados variados estilos musicais, como rock, pop, tradicional e bossa nova.
15h – Cerimônia de abertura oficial do evento.
15h30min – Palestra “Sustentabilidade ambiental à beira do abismo: o que fazer?”, com o biólogo Paulo Brack, doutor em Ecologia e Recursos Naturais e professor da Ufrgs.
16h30min – Coffee Break.
17h – Espetáculo musical “Não Recomendado” (Campus Osório).
Criação do projeto de ensino “Coral Jovem do IFRS – Campus Osório”, no qual o tema da Juventude dá origem à abordagem de várias questões e suscita debates.
17h30min – Performances artístico-culturais de dança “Educação para um mundo melhor” (Campus Osório). A apresentação aborda uma crítica à importância da educação e à desvalorização enfrentada na atualidade.
18h – CTG Tropeiros da Cultura (Campus Sertão) – Atividades artísticas e culturais por meio de danças tradicionais gauchescas.
18h30min – Banda ComboS (Campus Sertão) – Apresentação musical com repertório que busca valorizar a diversidade de gêneros musicais (pop, mpb rock, jazz e música instrumental).
19h – Núcleo de Arte e Cultura (Campus Ibirubá) – manifestações artísticas como dança, canto, teatro e artes plásticas.
> Local: Salão de Atos do Campus Bento Gonçalves.
20h – Atividades circenses (Campus Osório) – espetáculo “Le Cirque: Cabeças Coloridas” – um palhaço tenta se inteirar da apresentação e fazer parte dela, porém acaba atrapalhando o desenvolvimento e é perseguido pelos seguranças do circo. Será que ele será expulso? Assista e saberá.
Durante toda a tarde, é possível conferir ainda o Espaço da Agricultura Familiar e o Espaço Kids, no Bloco A do Campus.
Dia 29/11 – sexta-feira
8h às 11h30min – Sessões de Indissociabilidade
8h30min às 11h30min – Apresentações orais de trabalhos
11h30min – Almoço
13h30min às 16h – Apresentações orais de trabalhos
14h – Seminário de Internacionalização
16h – Coffee Break
16h30min às 19h – Apresentações orais de trabalhos
Dia 30/11- sábado
8h às 11h30min – Sessões de Indissociabilidade
8h às 13h – Mostra de Inovações e Tecnologias
8h às 13h – Mostra de Protótipos Automotivos
8h às 11h30min – Apresentações Seminário de Pós-Graduação
8h às 11h30min – Apresentações orais de trabalhos
9h às 12h – Circuito de atividades – Concurso Literário
11h30min – Almoço
13h30min – Cerimônia de Encerramento / Premiação Concurso Literário / Apresentação Desafio Criativo
15h – Mostra de Arte e Cultura – Banda EntreTantos
15h30min – Coffee Break