Carta reúne reflexões e propostas dos dirigentes dos Institutos Federais da Região Sul

A 2ª Reunião dos Dirigentes dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia da Região Sul (Reditec Sul 2019), realizada de 14 a 16 de maio, culminou na publicação da Carta de Frederico Westphalen. O documento faz uma espécie de resumo do evento, trazendo todas as “conquistas, reflexões, anseios e apreensões” da Rede Federal discutidas durante as atividades.

A Reditec Sul reuniu reitores, pró-reitores, diretores-gerais e diretores sistêmicos dos Institutos Federais situados no Rio Grande do Sul (IFFar, IFSul e IFRS), Santa Catarina (IFSC e IFC) e Paraná (IFPR). A reunião ocorreu no IFFar – Campus Frederico Westphalen.

A Carta de Frederico Westphalen foi escrita por uma equipe de redatores que participaram de todas as atividades do evento. De acordo com o documento, durante a Reunião, “os(as) reitores(as), pró-reitores(as), diretores(as)-gerais e diretores(as) sistêmicos(as) reiteraram o compromisso de dialogar e empregar esforços conjuntos voltados à manutenção e continuidade dos avanços obtidos pela Rede Federal ao longo de sua trajetória”. O texto também lamenta os recentes cortes orçamentários impostos às instituições federais de educação e diz que “se mantido, acarretará prejuízos irreversíveis à formação e à profissionalização de estudantes”.

A Carta ressalta a “imprescindibilidade da conclusão de obras – entre as quais 76 paralisadas –  em 40% das unidades (270); da disponibilização de 100% dos valores previstos na Lei Orçamentária Anual; do repasse de cargos e funções”.

O documento reforça ainda “a necessidade e o compromisso” da Rede Federal de assegurar “a efetiva aproximação com a sociedade, promovendo o seu amplo acesso, ocupação e pertencimento aos Institutos Federais”. Neste sentido, a Carta também ressalta a necessidade de “ampliação e aprimoramento da comunicação com a sociedade, com efetiva divulgação dos projetos e atividades desenvolvidas”.

Do IFRS, participaram da Reditec Sul 2019 o reitor, Júlio Xandro Heck, os pró-reitores de Extensão, Marlova Benedetti, e de Ensino, Lucas Coradini; e os diretores-gerais dos campi Alvorada, Fábio Marçal; Feliz, Giovani Aiub; Ibirubá, Migacir Trindade Duarte Flôres; Vacaria, Gilberto Luiz Putti; e Rolante, Jesus Borges.

Leia a carta de Frederico Westphalen na íntegra neste link.

Saiba mais sobre a Reditec Sul 2019 no site do evento