Campus Veranópolis recebe inscrições para prova presencial de Língua Portuguesa

Banner com a frase: Avaliação. Língua portuguesa para estrangeiros, imigrantes e refugiados.

Essa oportunidade é para estrangeiros, imigrantes e refugiados que realizaram algum dos cursos de língua portuguesa na modalidade de Educação a Distância (EaD) ou on-line ofertados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Estão abertas até 12 de junho de 2023, as inscrições para a prova presencial de língua portuguesa, no Campus Veranópolis.

A avaliação presencial é exigida pelo governo brasileiro para o processo de naturalização, em atendimento à Portaria nº 623/20202, do Ministério da Justiça e Segurança Pública. A prova pretende avaliar a capacidade de compreensão, interpretação e comunicação básica dos estudantes.

Para se inscrever, é necessário ler atentamente o documento com todas as orientações (Edital 16/2023). No formulário de inscrição, serão solicitadas cópias do CPF; do Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) ou da Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM); e do Certificado do Curso de Língua Portuguesa on-line ou EaD realizado no IFRS.

Sobre a prova:

– A prova terá duração estimada máxima de 3 (três) horas.

– O  candidato  deverá apresentar-se no local de realização da prova com no mínimo 15 (quinze) minutos de antecedência do horário da realização da prova. Não será permitida a entrada após o início da prova.

– O candidato deverá apresentar, no momento da realização da prova, CPF, RNE (ou CRNM) e a cópia do certificado do curso de Língua Portuguesa on-line ou EaD realizado no IFRS.

– Utilizar caneta esferográfica, na cor azul ou preta, fabricada em material transparente.

– Será permitido ao candidato somente o uso de dicionários no formato impresso. Esses poderão ser utilizados somente para as partes da avaliação referentes à compreensão leitora e à expressão escrita.

Essas e outras informações podem ser conferidas no edital. Nos anexos do edital o candidato terá acesso aos endereços e locais de prova, bem como ao roteiro para realização da inscrição.

As dúvidas relacionadas ao edital deverão ser encaminhadas para o endereço eletrônico [email protected], constando no assunto do e-mail “DÚVIDAS: Avaliação presencial de Língua Portuguesa”

Confira abaixo a data, horário, número de vagas e endereço de realização da prova

Data da prova: 25 de junho de 2023

Campus Veranópolis – na BR-470, Km 172, 6.500, Bairro Sapopema