Campus Vacaria recebe 1,25 milhões para desenvolvimento de Ambientes Promotores de Inovação

Banner com a frase: Inovação - Proposta de Vacaria é contemplada em consulta popular.

O Campus Vacaria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) e o Centro Estadual de Diagnóstico e Pesquisa em Agricultura Digital e Irrigação (Cepadi) foram contemplados com 1,25 milhões em consulta popular realizada em novembro de 2022.

As instituições participaram com a proposta intitulada “Incubadora Tecnológica – Criação de uma Incubadora Tecnológica na Região dos Campos de Cima da Serra”, obtendo a segunda colocação na votação popular. O repasse do valor será realizado pelo Governo do Rio Grande do Sul, por meio do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Região dos Campos de Cima da Serra (Condesus).

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Eduardo Girotto, menciona que a criação de ambientes de inovação e empreendedorismo é promovida no IFRS, através de editais de fomento e capacitações, desde o ano de 2016. “Essa captação de recursos, via consulta popular, é fundamental para consolidar as ações de mobilização e fortalecimento do ecossistema de inovação de Vacaria e região. Além disso, ela resulta da articulação do Campus Vacaria com atores do ecossistema de inovação da região, do comprometimento e da busca constante dos servidores e estudantes do IFRS no atendimento de demandas da sociedade”.

Sobre a Consulta popular

A Consulta Popular representa um mecanismo de democracia participativa por meio do qual a população escolhe e vota em projetos prioritários definidos pelos Conselhos Regionais de determinadas regiões do Estado. Visa o desenvolvimento socioeconômico sustentável dos municípios através da escuta ativa do cidadão, além de promover o engajamento social e empreendedor nas regiões. Possibilita a atuação popular quanto à destinação de parcela do orçamento do Estado do Rio Grande do Sul voltada a investimentos e serviços de interesse regional.

Para visualizar a matéria na íntegra acesse a página do Campus Vacaria