Início do conteúdo

Campus Vacaria entrega quase 7 mil máscaras para o município


No dia 25 de junho de 2020, representantes do projeto FabLab do Campus Vacaria do IFRS estiveram na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social do município para entregar 859 kits, cada um contendo oito máscaras para a prevenção ao coronavírus, um elástico e um manual de instruções para uso correto do produto. No total, foram 6.872 máscaras disponibilizadas gratuitamente para a comunidade.

A ação foi possível por meio da colaboração entre instituições da cidade. O campus recebeu, no final de maio, uma máquina cortadora a laser, através da qual foi possível a confecção do material. Os recursos da compra desse equipamento são provenientes da Vara Criminal de Justiça, por indicação do Ministério Público (MP) de Vacaria.

FabLab: um projeto para a comunidade

A partir da mobilização do Comitê de Acompanhamento e Prevenção à Covid-19 foi elaborado o projeto FabLab para auxiliar no combate à pandemia. O planejamento constitui-se em uma etapa indispensável, tanto para a comprovação da necessidade de investimento público quanto para a prestação de contas à sociedade. Além da cortadora a laser, faz-se necessário adquirir impressora 3D e máquina de costura para produzir outros tipos de materiais de prevenção.

A ideia tem sido bem recebida pelas instituições de saúde e o poder público. Há perspectiva de continuidade do projeto, tanto em termos de ensino e pesquisa, para o próprio campus, quanto de extensão (como são chamadas as ações que têm por foco principal a comunidade externa).

Campus precisa de doações de materiais

Devido à quantidade limitada de matéria-prima, os servidores precisam de materiais para prosseguir com o trabalho. Para isso, o campus precisa de doações de tecidos, TNT especial e elásticos. Colaborações financeiras de entidades e pessoas físicas não são permitidas ao FabLab, somente à Fundação Empresa Escola de Engenharia da UFRGS – FEEng. Os interessados em colaborar podem entrar em contato com o Comitê pelo e-mail: [email protected].

Na foto – Os professores Adair Adams e Ricardo Santos entregam as máscaras para Rodrigo Borges, chefe de setor na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social

O IFRS – Campus Vacaria agradece à Vara Criminal de Justiça de Vacaria e ao Ministério Público, em nome da juíza Greice Grazziotin e do promotor Luis Augusto Gonçalves Costa, pela indicação e liberação dos recursos para o projeto.

Texto: Comunicação do Campus Vacaria do IFRS

Fim do conteúdo