Campus Sertão inaugura jardim sensorial, hotel de abelhas e colmeias de jataí

Jardim de abelhas. Diversos hexágonos com abelhas empilhados um sobre o outro. No chão, diversos canteiros de flores.

O Programa de Educação Tutorial (PET) da Licenciatura em Ciências Agrícolas, em conjunto com o Projeto Indissociável Conhecendo as abelhas e o seu papel ecológico na manutenção dos ecossistemas naturais e cultivos agrícolas e com o Projeto de Extensão Conhecendo a vida das abelhas e sua importância ecológica, implantou, na sede do PET, um Jardim sensorial, hotel de abelhas e colmeias de jataí.

Inaugurado em um evento com a presença dos alunos do 3° ano do curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática Integrado ao Ensino Médio do Campus e de participantes do Centro Integrado Renascer (CIR) de Getúlio Vargas, o espaço conta com atividades práticas e lúdicas, onde as brincadeiras visam a integração e o desenvolvimento de diferentes habilidades, assim como a fixação dos conteúdos abordados.

Estudantes em jardim a céu aberto assistindo a inauguração do Jardim sensorial.  A coordenadora da ação, professora Juliana Marcia Rogalski, explica que o jardim sensorial está dividido em setores e tem a finalidade de aproximar os participantes da natureza, bem como desenvolver os diferentes sentidos do corpo humano (visão, paladar, olfato, tato e audição). “As colmeias e o hotel de abelhas foram utilizados como modelos didáticos para os visitantes conhecerem as abelhas nativas, seu comportamento e produtos, durante as visitas ao jardim sensorial. As abelhas solitárias ocupam o hotel para nidificarem, procriarem e se desenvolverem, o que permite acompanhar todas essas etapas”, conclui a coordenadora.

Texto e imagens: Comunicação do Campus Sertão