Campi Restinga e Rio Grande integram ação de produção de EPIs para profissionais da saúde

Os campi Restinga e Rio Grande do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) estão integrando ações de produção de equipamentos de proteção individual (EPI) tipo face shields (protetores faciais) para profissionais de saúde a partir de impressoras 3D.

O Campus Restinga atua junto ao projeto Brother in arms COVID19. A ação tem como objetivo facilitar doações de materiais e equipamentos para profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate à pandemia do COVID-19. O Hospital da Restinga e Extremo Sul recebeu na quinta-feira, 02 de abril de 2020, doações de EPIs a partir do contato estabelecido pelo Campus Restinga. Os servidores Alexsandro Bonatto, Roben Lunardi e Iuri Albandes estão participando da ação, com a impressora 3D do Inovalab e insumos fornecidos pelo campus. Uma empresa parceira monta os protetores, inserindo as demais partes produzidas ou arrecadadas. Segundo Bonatto, é possível produzir 30 suportes por semana, com filamentos de PLA, que é um material biodegradável, feito a partir do amido de milho. A coleta dos itens finalizados e entrega nas instituições está sendo feita pela Defesa Civil.

No Campus Rio Grande, o professor Carlos Rodrigues Rocha, do curso Técnico em Automação Industrial, está participando da fabricação do protetores faciais. A iniciativa é do C3/FURG, através do projeto iTecCorona, reunindo voluntários de toda a cidade do Rio Grande e laboratórios da FURG para a impressão dos suportes os protetores, que depois são montados com chapas de acetato de 0.6mm encaixadas nos suportes. A impressora (pessoal) tem funcionado 15 horas ininterruptas por dia. Os EPIs foram avaliados pelo Hospital Universitário e aprovados. Estão sendo distribuídos para os agentes de saúde de Rio Grande, São José do Norte, Santa Vitória do Palmar e São Lourenço do Sul. Até o início de abril, o grupo confeccionou em torno de 550 protetores faciais.

Texto e foto: Comunicação dos campi Restinga e Rio Grande do IFRS