Campus Osório tem representantes em evento TEDx

O Campus Osório do IFRS terá duas representantes no evento TEDx. No próximo sábado, 24 de outubro de 2020, das 8h45 às 13h30, a professora Flávia Twardowski e a estudante egressa Juliana Estradioto estão entre os 18 participantes escolhidos para a versão gaúcha do evento, o TEDxLaçador, comemorativo de 10 anos.

Com o tema ‘Tem Saída’, o evento será totalmente virtual e vai reunir personalidades como a jornalista Cristina Serra (que dedicou a maior parte da sua carreira ao jornalismo político, em Brasília, por três anos foi correspondente internacional em Nova Iorque e hoje atua na cobertura de meio ambiente) e o juiz Iberê Dias, titular da Vara da Infância e Juventude de Guarulhos e assessor da Corregedoria Geral da Justiça de São Paulo (idealizador de uma série de projetos voltados a dar oportunidades para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social).

As inscrições são gratuitas e encerram-se nesta sexta-feira (23 de outubro). Devem ser feitas pelo site do evento – no qual também ocorrerá a transmissão. Com falas de 10 minutos, a professora Flávia e a egressa Juliana, destaques no mundo científico como mulheres pesquisadoras, vão indicar suas saídas ou respostas para um mundo melhor.

Sobre o evento

O TED é uma organização sem fins lucrativos dedicada ao lema “ideias que merecem ser compartilhadas”. Começou há 26 anos como uma conferência na Califórnia, e, desde então, o TED tem crescido para apoiar ideias que mudam o mundo através de múltiplas iniciativas. Anualmente, o TED realiza mais dois grandes eventos: a Conferência TED que ocorre a cada primavera em Vancouver, e a Conferência TEDGlobal, que acontece a cada verão em Edimburgo, Escócia.

No espírito das ideias que merecem ser espalhadas, o TEDx é um programa de eventos locais organizados de forma independente, que reúne diferentes pessoas para compartilharem experiências no formato de uma conferência TED.
Em um evento do TEDx, há uma combinação de TEDTalks e palestrantes para gerar discussões profundas e conexões entre os participantes. Esses eventos são independentes, com público restrito e, em geral, local. Usa-se o termo TEDx para identificá-los, uma vez que o x significa “evento TED organizado de forma independente”.

A iniciativa TEDx concede licenças livres para as pessoas ao redor do mundo que desejam organizar eventos no formato TED em suas comunidades. Mais de 5 mil eventos TEDx já foram realizados.

Texto e imagem: Gabriela Morel, jornalista da Comunicação do Campus Osório