Campus Osório é ouro e bronze na Genius Olympiad

Medalhas de ouro e bronze foram conquistadas por estudantes egressos na Genius Olympiad – evento internacional que tem como foco a temática ambiental. Esta é a terceira premiação máxima do Campus Osório no evento, já que em 2018 foram recebidos dois ouros! > Confira a matéria

Com a pesquisa ‘Ecoboard: Desenvolvimento de painéis aglomerados utilizando resíduos de milho e arroz’ Júlia Oscar Destro e Lucas Oliveira de Lima conquistaram medalha de ouro na categoria ‘Ciência’. A orientadora, professora Flávia Twardowski, conta que o mesmo surgiu da inspiração de Lucas em dar uma finalidade às cascas de arroz. “Ele cresceu próximo a três indústrias e brincava nos montes quando criança, então viu de perto o grande acúmulo do resíduo e queria solucionar o problema”, resume. A coorientação é do docente Cláudius Jardel Soares.

Flávia destaca também a importância da conquista: “Pesquisa no Brasil é um desafio. Mas nesse momento em que a pesquisa brasileira está tão desacreditada, a pandemia nos impulsionou a continuarmos. E foi assim, em meio ao caos, que decidimos não desistir e seguir em frente!”

Esta é a segunda vez que Júlia participa da Genius. Em 2019, ela e a estudante Vanessa Teixeira da Rosa ganharam Menção Honrosa com a pesquisa ‘Qualidade Ambiental das Areias de Praia do Litoral Norte Gaúcho’, que investigou as condições sanitárias das areias de Cidreira e Atlântida Sul – ampliando para além da água a análise realizada no período do veraneio.

Já o bronze foi conquistado pela egressa Ana Clara Jardim da Silva com a pesquisa ‘Litoral Libras: plataforma virtual da Língua Brasileira de Sinais com foco nas variações linguísticas do litoral norte gaúcho para a promoção da acessibilidade entre surdos e ouvintes’.

Orientado pela professora Aline Dubal, com coorientação de Ingrid Gonçalves Caseira, o trabalho deu origem à plataforma didática Litoral Libras, que tem contribuído para difusão da Língua Brasileira de Sinais e redução das barreiras de comunicação na região. Nela, estão disponíveis materiais de pesquisa e estudos da Libras, específicos da região, além de um glossário com os sinais mais utilizados. > Saiba mais sobre o projeto

Ambas pesquisas foram credenciadas para o evento de 2020 mas, devido à pandemia, a Genius não foi realizada. Neste ano, ocorreu de forma virtual, de 7 a 12 de junho. O anuncio dos projetos premiados foi feito no sábado, 12, ao vivo, pelo canal do Youtube da Genius Olympiad.

Texto: Gabriela Morél/Comunicação Campus Osório