Início do conteúdo

Campus Erechim realiza a 2ª edição do Open IFRS Fashion


Entrada do Campus com uma faixa escrita Open. Em cada lado da faixa há o busto de um manequim.

No último dia 13 de dezembro, terça-feira, aconteceu na biblioteca do Campus Erechim do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) a segunda edição do Open IFRS Fashion, evento gratuito que conta com desfile de Moda, música, dança, oficinas e exposições.

Foram apresentados os produtos de moda desenvolvidos pelos discentes dos cursos de Pós-Graduação Lato-Sensu Modelagem Criativa com Ênfase em Sustentabilidade, Tecnologia em Design de Moda, Técnico em Produção de Moda e Técnico em Modelagem do Vestuário.

Confira a seguir um pouco sobre cada desfile:

DESFILE 1

A turma do 2º semestre do Curso de Pós-Graduação Modelagem Criativa com Ênfase em Sustentabilidade, apresentou um desfile para o Inverno 2023, com looks para o segmento Jeanswear Feminino, inspirados no poema “O Tempo“, de Mário Quintana.

No processo criativo os discentes desmembraram o Tempo juntamente com as tendências entre passado recente dos anos 2000, o presente e um futuro imaginário dos anos 2044. Cada aluno trabalhou um look em um tempo. As partes superiores que compõem os looks, foram desenvolvidas com a professora Fernanda Caumo Theisen e trabalhadas com a técnica de modelagem tridimensional. As partes inferiores que compõem os looks, foram elaboradas com a professora Raquel de Campos e a colaboradora Valéria Oliveira e trabalhadas com a técnica de modelagem bidimensional.

Além do projeto envolver duas disciplinas, envolveu uma significativa parceria com três empresas do setor. O denim, tecido utilizado nas peças foram doados pela Santana Textiles, as calças foram costuradas na Gata Refinada e as peças foram lavadas na Index Jeans. Essa colaboração é uma prova de dedicação que as mesmas possuem com a Moda e em apoiar novos designers.

Agradecemos as empresas Santana Textiles, Gata Refinada, Index Jeans e as empresas Senso e Fanes Joias por emprestar seus acessórios

Também agradecemos a maquiadora Stéfani Batisti da Lolla cosméticos pela parceria na produção das 13 modelos.

DESFILE 2

A mesma turma apresentou o desfile “Construções complexas de modelagem”, trazendo looks desenvolvidos a partir de técnicas de modelagem tridimensional propostas por Shingo Sato, inspirados no tema “Arquitetura de Bibliotecas Antigas”.

Os looks foram desenvolvidos na disciplina Laboratório de Experimentação II: Prototipia, ministrada pelas professoras Keila Nicchelle e Rosiane Serrano, com a mentoria das professoras Natálie Oliveira e Fernanda Theisen.

DESFILE 3

Os discentes do curso de Pós-Graduação em Modelagem criativa com ênfase em Sustentabilidade, apresentaram o último desfile do curso, trazendo peças inovadoras, as quais os alunos puderam trabalhar sua criatividade.

As peças foram desenvolvidas através nas disciplinas Modelagem Tridimensional teoria e prática, Modelagem Tridimensional interpretação criativa, ministradas respectivamente pelas professoras Natalie Pacheco e Fernanda Caumo Theisen.

DESFILE 4

A turma do 2º semestre do Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda apresentou o desfile “Fluidez”, trazendo tendências de moda para o verão 2022/2023, propostas para diferentes perfis de público consumidor, inspiradas nas seguintes temáticas: COEXISTÊNCIA, VERSÃO-BETA E PERSPECTIVAS.

Os looks foram desenvolvidos através de Projeto Interdisciplinar, realizado nas disciplinas Desenvolvimento de Coleção I, Desenho II e Modelagem II, ministradas pelas professoras Keila Nicchelle, Raquel de Campos e Fernanda Theisen.

DESFILE 5

A turma do 4º semestre do Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda apresentou a coleção “Fênix” verão 2022/2023, para a marca Colcci, composta por looks em jeans inspirados na origem da marca, trazendo alternativas sustentáveis e inovadoras para o mercado da moda num cenário onde a cultura digital se destaca.

Os looks foram desenvolvidos através de Projeto Interdisciplinar, realizado nas disciplinas Desenvolvimento de Coleção III, Desenho IV, Modelagem IV e Costura I, ministradas pelas professoras Keila Nicchelle, Camila Dias, Fernanda Theisen e Giovana Borba.

DESFILE 6

As alunas do 4º semestre do Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda apresentaram propostas de chemisier desenvolvidos através da técnica de modelagem tridimensional.

Os vestidos foram desenvolvidos nas componentes curriculares: Modelagem IV e Costura I, ministradas respectivamente pelas professoras Fernanda Caumo Theisen e Giovana de Borba.

DESFILE 7

As discentes do 6º semestre do Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda apresentaram o desfile “Libertá”. Esse desfile faz parte do projeto de Conclusão do Curso que ocorreu entre semestres e disciplinas. No semestre anterior os discentes foram incentivados à desenvolverem looks conceituais e comerciais para diferentes segmentos de mercado e perfis de consumidores diferentes, seguindo as para o verão 2023.

O projeto envolveu etapas desde a criação até a costura e a produção de catálogos de moda. Nesse semestre as professoras orientadoras do projeto foram Fernanda Caumo Theisen, Giovana de Borda, Rosiane Serrano e as discentes trabalharam três looks comerciais.

DESFILE 8

O Poema Mini Blusa de Carlos Drumond de Andrade , foi o tema central para o desenvolvimento dos produtos do 1 Semestre do Curso Técnico em Modelagem do Vestuário.

Assim, verão, natural, colo fatal, flor, cereja, figo, cetínio tecido, doce pele, miniblusa, suave curva foram as palavras chaves do poema que serviram como inspiração para a elaboração das peças em denim e tricoline rosa.

Esse desfile faz parte de um projeto interdisciplinar entre as disciplinas Técnicas de Montagem I, Modelagem I, Desenho e Ficha técnica, MPTEX e Modelagem Tridimensional, ministradas pelas professoras respectivamente Natalie Pacheco Oliveira, Patrícia Nienov, Raquel de Campos, Giovana Borba, Fernanda Caumo Theisen.

DESFILE 9

Considerando a Nova Era do Conforto, a formanda Luciana Gai, do curso Técnico em Modelagem do Vestuário desenvolveu um look alfaiataria feminina moderna. O blazer de corte reto e com acabamentos impecáveis somou-se ao linho na cor verde, evidenciando a leveza e conforto da composição apresentada. A blusa básica e a calça pantalona com elástico na cintura completam o visual formando um conjunto elegante e confortável.

A blusa e o blazer foram desenvolvidos utilizando técnicas de modelagem tridimensional e para a calça optou-se pela técnica de modelagem plana.

Para mais informações confira a página do IFRS Fashion Moda e Vestuário.

Texto e fotos Campus Erechim

Fim do conteúdo