Institucional
Campus Caxias do Sul do IFRS firma acordo cooperação técnica com a Ufrgs
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Caxias do Sul e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), por meio do Campus Serra, firmaram Acordo de Cooperação Técnica (ACT) na sexta-feira, 9 de outubro de 2026. A parceria tem como foco a integração em diferentes níveis de ensino: educação básica, ensino técnico e ensino superior na região. A assinatura foi realizada no Gabinete da Reitoria da Ufrgs, com a participação da reitora Marcia Barbosa; do reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck; e de outras autoridades das duas instituições.
O acordo assinado tem o objetivo de promover ações de formação continuada e de capacitação de professores da educação básica nas áreas científicas e tecnológicas, além de ações de incentivo ao ingresso no ensino superior para as novas gerações, com destaque para a participação de meninas nessas áreas. Estão previstas cooperações de infraestrutura e de recursos humanos para o desenvolvimento técnico-científico das ações conjuntas. O acordo terá vigência de cinco anos, podendo ser prorrogado mediante termo aditivo.
Instituições parceiras
A reitora Marcia Barbosa indicou que o trabalho da Ufrgs nesse processo de instalação de um campus na Serra Gaúcha sempre envolveu o contato com as instituições que já estavam na região, entre elas o IFRS: “Estamos felizes com esta conexão, e esse projeto mostra nosso desejo de oferecer formação de professores e também preparar jovens para o mundo atual de tecnologia e inovação”.
O reitor do IFRS, Júlio Heck, lembrou que a presença do Instituto Federal na região remonta a 2010 e desejou que a Universidade possa registrar também sua marca nas diversas cidades: “O IFRS é parceríssimo de primeira hora. Em muitas outras vezes, a Ufrgs ajudou o IFRS. Nos colocamos à disposição para o fortalecimento da educação pública na Serra Gaúcha”, pontuou.
Futuro da educação superior
As coordenadoras do projeto pelas instituições, Lisiane Selau, pela Ufrgs, e Kelen Berra de Mello, pelo IFRS, falaram sobre a cooperação durante a assinatura do acordo. Para Kelen Mello, a parceria é muito importante para a ampliação da formação de professores e de ações de incentivo a novos ingressantes para as áreas de ciência, tecnologia, engenharias e matemática. Pela Ufrgs, Lisiane Selau agradeceu a acolhida nas primeiras ações já iniciadas em Caxias do Sul: “Somos instituições irmãs e parceiras. Precisamos fazer pontes para que jovens se sintam empoderados e seguros para ingressar no ensino superior público e gratuito”.
O projeto já está em andamento, e seis docentes estão executando ações junto a escolas na cidade de Caxias do Sul, sendo quatro da Ufrgs e dois do IFRS. Segundo Lisiane Selau, a região precisa amplificar a informação de que a oferta de ensino das instituições é gratuita e de qualidade. Outra necessidade junto aos jovens é incentivar que sigam os estudos. A proposta, futuramente, é amplificar as ações para além de Caxias do Sul, a partir dos resultados e do impacto de ações como essa.
Também participaram da cerimônia: o vice-reitor da Ufrgs, Pedro Costa; o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do IFRS, Lucas Coradini; e o diretor-geral substituto do Campus Caxias do Sul do IFRS, Eduardo Thomazi.
Texto: Comunicação da Ufrgs, com edição do Departamento de Comunicação do IFRS
Foto: Izadora Hypólito