Campus Bento Gonçalves inaugura espaço de ensino e instalações que vão receber os Laboratórios de Ciências Agrárias

Inauguração dos Laboratórios de Ciências Agrárias no Campus Bento Gonçalves. Na foto, o reitor Júlio Xandro Heck, o diretor do campus Rodrigo Otávio Câmara Monteiro e o prefeito de Bento Gonçalves Diogo Segabinazzi Siqueira.

Nesta quinta-feira, 28 de abril de 2022, o Campus Bento Gonçalves inaugurou um espaço de ensino no Bloco D e o local onde serão instalados os Laboratórios de Ciências Agrárias, no subsolo do Bloco K. Autoridades acadêmicas e da comunidade externa estiveram presentes na cerimônia.

Saiba mais sobre os espaços:

Bloco D – foi realizada a readequação, gerando oito novas salas de aula. Também houve a reforma dos banheiros do pavimento térreo, instalação de nova rede elétrica (térreo e superior), substituição do telhado, pintura externa e interna (no piso inferior). O investimento foi de R$ 565.051,71 e as obras foram concluídas em janeiro. Desde o início do calendário letivo de 2022, estão acontecendo aulas do ensino médio/técnico, da graduação e da pós-graduação no Bloco D. O prédio havia sido construído na década de 1960 e já foi utilizado como alojamento para estudantes e como laboratório, no âmbito das Unidades Educativas de Produção (UEP), entre outros usos.

No Bloco K, foram realizados acabamentos e a instalação de rede elétrica, bem como a adequação para que possa receber os Laboratórios de Ciências Agrárias. O investimento foi de R$ 344.803,77. No local, há previsão de instalação de: Sala de apoio, implementos e insumos; Laboratório de Mecanização, Irrigação e Drenagem; Sala de Apoio Técnico; Laboratório de Sementes; Sala de Aula; Laboratório de Olericultura, Plantas Medicinais e Ornamentais. Esse prédio foi inaugurado em 2015 com dois andares e é conhecido também como Bloco Convivência, pois o térreo abriga entidades estudantis e a lancheria da cooperativa-escola. Na época, o investimento foi de R$ 2.282.761,02 e durante a execução do projeto percebeu-se a necessidade de alterá-lo, devido à topografia do terreno, criando-se a possibilidade de uma nova área no subsolo, a qual foi concluída em janeiro de 2022 e inaugurada hoje.

Solenidade de inauguração

Em seu pronunciamento de boas-vindas, o diretor-geral do Campus, Rodrigo Otávio Câmara Monteiro, lembrou que as obras inauguradas atenderão a uma demanda antiga da área das Ciências Agrárias e ressaltou a importância dos novos espaços de aulas, disponibilizados no Bloco D.

O reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck, citou que diversas obras que vêm sendo inauguradas pelo Instituto e há outros importantes investimentos sendo realizados, com o Plano de Prevenção e Proteção contra Incêndios (PPCI). O reitor aproveitou a ocasião para anunciar que o Bloco A, primeiro prédio construído no Campus, ainda na década de 1960, está recebendo R$ 1,2 milhão de recursos destinados à “segurança de edificações”.

Em seu discurso, o prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Segabinazzi Siqueira, falou da importância e do prestígio do IFRS junto à comunidade local e destacou os investimentos que o município vem fazendo em educação para que os estudantes do ensino fundamental possam chegar ao ensino médio e superior qualificados. Saudou o Instituto pelo investimento em obras e considerou que o que torna o IFRS uma referência em educação é o seu quadro de pessoal.

Após o pronunciamento das autoridades, foram descerradas as placas de inauguração e houve a visitação aos espaços inaugurados.

Com informações e fotos da Comunicação do Campus Bento Gonçalves do IFRS