Campus Bento Gonçalves do IFRS ganha mapa tátil

Everaldo Carniel que é pessoa com deficiência visual - cegueira testando o mapa tátil do Campus Bento Gonçalves O mapa está posicionado na entrada do campus junto a guarita.

O mapa tem diferentes níveis de relevo e permitirá que pessoas cegas também possam entender os diferentes espaços da unidade, que tem mais de 76 mil metros quadrados

Para orientar o deslocamento dos visitantes, o Campus Bento Gonçalves do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) conta agora com um mapa tátil na guarita de entrada. O mapa foi elaborado pelo Centro Tecnológico de Acessibilidade (CTA) do IFRS e usa recursos como alto e baixo relevo, contraste de cores e legendas traduzidas em Braille. O objetivo é permitir que, a partir do toque, pessoas cegas ou com baixa visão também possam entender melhor os acessos e os espaços do campus. A instalação ocorreu na sexta-feira, 2 de dezembro de 2022, para marcar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado em 03 de dezembro.

A coordenadora do CTA, Bruna Salton, explica que os mapas táteis costumam ser formados por linhas em relevo que indicam os trajetos, mas o do Campus Bento Gonçalves é mais completo. Tem representação dos formatos e tamanhos, por escala, dos diferentes blocos; indica as entradas e saídas dos prédios e também alguns obstáculos como canteiros. Para isso, foi elaborado com diferentes níveis de relevo: positivo para representar edificações e benfeitorias e negativo para a delimitação das áreas de circulação.

Vários testes foram realizados até se chegar ao formato final. O servidor Everaldo Carniel, que atua no Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne) do Campus Bento Gonçalves e colabora com o CTA, testou as diferentes versões e prestou consultoria, sugerindo melhorias. Everaldo, que é cego, explica que um mapa tátil bem estruturado facilita para a construção de um mapa mental dos espaços e, assim, o entendimento do ambiente.

O mapa será útil também aos demais visitantes, já que o campus possui uma área de mais de 76 mil metros quadrados, e conta com 13 diferentes edificações. Neste domingo, 04 de dezembro, serviu de referência aos candidatos do Processo Seletivo de estudantes que precisaram se deslocar entre os blocos para realizar a prova.

Segundo Bruna, este é um projeto piloto. “Utilizamos materiais de baixo custo e algumas técnicas para a confecção do Braille. Agora precisamos verificar como esses materiais se comportam com o uso e as mudanças de temperatura”. A ideia é elaborar mapas táteis para outras unidades do IFRS.

Equipe do CTA em frente ao mapa tátil que foi colocado na guarita do Campus Bento Gonçalves.   Mapa tátil do campus colocado na entrada (guarita) do Campus Bento Gonçalves.