Campi do Instituto recebem materiais para fortalecer as ações de arte e cultura

Estudantes utilizando máscara e sentados em círculo. Um deles segura um violão.

Estudantes do Campus Osório

Foram entregues 135 itens, de instrumentos musicais a prensa de gravura. Objetivo é incentivar os estudantes a se envolverem em atividades de música, dança, teatro e artes visuais

A arte tem o poder de aguçar a sensibilidade, manifestando sentimentos e emoções. Com o objetivo de incentivar os estudantes do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) a se envolverem com artes visuais, teatro, música e dança, os 17 campi receberam novos equipamentos. No total, são 135 itens, como instrumentos musicais, microfones, mesa de som, fones de ouvido, prensa de gravura, entre outros.

A assessora de Arte e Cultura, Viviane Diehl,  lembra que o envolvimento em atividades culturais  contribui para a permanência e o bom desempenho dos alunos na instituição, estimula a liberdade de expressão e de criação. A assessora salienta que a entrega dos equipamentos vai ao encontro da  implementação da Política de Arte e Cultura do IFRS, recentemente aprovada.  “Estamos começando e ainda temos muito a fazer para contaminar com a arte a educação integral e integrada.”

Prensa de gravura

Os materiais foram adquiridos pela Pró-reitoria de Extensão (Proex), a partir de um levantamento de demandas que envolveu o Grupo de Trabalho Arte e Cultura, formado por um representante de cada campus. “O GT trouxe suas demandas e, a partir delas, foram elencados os itens para a realização de um pregão para aquisição dos itens, com a colaboração dos colegas técnico-administrativos, que realizaram os procedimentos documentais”, complementa Viviane.

Sobre a Assessoria de Arte e Cultura e os Núcleos de Arte e Cultura

A Assessoria de Arte e Cultura foi criada com o objetivo de implementar e gerir a Política de Arte e Cultura, promovendo e desenvolvendo a área.

Também para o fortalecimento da área, existem os Núcleos de Arte e Cultura, que em abril tiveram o Regulamento aprovado pelo Conselho Superior (Consup), por meio da Resolução nº 034, de 26 de abril de 2022.