Campi do IFRS seguem com alterações no funcionamento na semana de 13 a 17 de maio

Com os riscos e os prejuízos das fortes chuvas e da enchente no Rio Grande do Sul, alguns campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) mantêm alterações no funcionamento para a semana  de 13 a 17 de maio de 2024.
Confira a seguir informações sobre o período e fique atento a esta publicação, bem como aos canais de comunicação dos campi, pois poderá haver atualizações.

Alvorada – atividades presenciais suspensas até 24 de maio. O campus está recebendo doações. As entregas devem ser realizadas entre 9h e 17h, na portaria da unidade.

Bento Gonçalves – atividades presenciais suspensas até 17 de maio. O campus está realizando um levantamento para identificar a segurança e a necessidade de apoio dos estudantes e é também ponto de recebimento de doações. Confira as informações detalhadas no site do Campus Bento Gonçalves.

Canoas – atividades presenciais suspensas por tempo indeterminado. O campus está funcionando como ponto de abrigo para cerca de 500 pessoas (lotação esgotada) e 50 cães e gatos. No local, são recebidas doações e feito cadastramento de interessados em atuar como voluntários. Saiba mais no texto sobre a atuação do Campus Canoas.

Caxias do Sul – as atividades presenciais estão suspensas até sexta-feira, 17 de maio.

Erechim – atividades presenciais administrativas estão mantidas.

Farroupilha – as atividades presenciais serão retomadas no dia 13 de maio para os cursos técnicos integrados, podendo ser híbridas aos cursos técnicos subsequentes e superiores. O campus está recebendo doações de 13 a 15 de maio, das 9h às 20h, no subsolo do Bloco 3. Saiba mais no site do Campus Farroupilha.

Feliz – atividades presenciais suspensas até 17 de maio. O campus está realizando um levantamento da situação dos estudantes devido aos eventos climáticos. Saiba mais no site do Campus Feliz.

Ibirubá – atividades presenciais administrativas mantidas. O campus está promovendo arrecadações e outras ações sociais – confira na página do Campus Ibirubá no Instagram.

Osório – atividades presenciais suspensas até 17 de maio. O Projeto WindMaker está produzindo brinquedos para crianças vítimas das enchentes. Confira os detalhes no site do Campus Osório.

Porto Alegre – atividades presenciais suspensas por tempo indeterminado. O campus está sem energia elétrica, de forma que o site e todos os sistemas hospedados na unidade estão inoperantes. O DCE do Campus está cadastrando estudantes que foram atingidos pela enchente e precisam de doações. Está sendo realizada a Campanha IFRS POA Solidário, com arrecadação de materiais no Escritório de Projetos, localizado na rua Corte Real, 142, das 9h às 17h.

Restinga – atividades presenciais administrativas mantidas de forma remota. O campus é ponto de recebimento de doações para as vítimas das enchentes, das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira (roupas, alimentos, água, materiais de limpeza e de higiene) – endereço Rua Alberto Hoffmann, 285, bairro Restinga, Porto Alegre.

Rio Grande – atividades administrativas suspensas até 17 de maio. O campus é local para entrega de doações.

Rolante – atividades suspensas pelo menos até 13 de maio, segunda-feira, quando ocorrerá uma reunião dos servidores para análise do cenário a partir das chuvas do final de semana e avaliação da possibilidade de retorno das atividades. Confira informações no site do Campus Rolante.

Sertão – atividades presenciais administrativas mantidas.

Vacaria – atividades presenciais administrativas mantidas.

Veranópolis – a partir de 13 de maio, retoma as atividades presenciais para os cursos técnicos integrados e parcialmente para os cursos superiores (saiba mais neste post do Campus Veranópolis) .

Viamão – atividades presenciais suspensas até 17 de maio. O Campus Viamão é ponto de arrecadação de donativos aos atingidos pelas enchentes.

A Reitoria, localizada em Bento Gonçalves, funcionará remotamente até 17 de maio. O Escritório de Projetos do IFRS (Rua Corte Real, 142 – Bairro Petrópolis, Porto Alegre), está recebendo doações.

A situação no Estado

O Rio Grande do Sul está em estado calamidade pública (Decreto 57.596) devido a chuvas intensas que estão provocando deslizamentos, desmoronamentos e inundações, com danos e prejuízos elevados, incluindo muitas vítimas fatais. Acesse a Nota de Solidariedade do IFRS e outras notícias institucionais desse período de catástrofe ambiental no Estado.