Câmara de Vereadores de Rio Grande faz sessão solene pelos 10 anos do IFRS

O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) foi homenageado pela Câmara de Vereadores de Rio Grande. No dia 13 de dezembro de 2018, ocorreu uma sessão solene destacando os 10 anos de atuação da instituição.

O reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck, resgatou que, quando os Institutos Federais foram criados, em 2008, começaram com 140 escolas atendendo em torno de 100 mil estudantes. Hoje a rede tem 650 unidades e atende 1 milhão de alunos. Citou que pesquisadores de educação consideram a criação dos IFs uma das realizações mais importantes na educação pública da América Latina. Júlio lembrou também que, nos IFs, estudantes a partir de 14 anos podem se envolver com ações de pesquisa e extensão e participar de atividades o dia inteiro na escola, e os indicadores de qualidade do ensino dos Institutos Federais estão entre os melhores do mundo. Frisou que para fazer educação de qualidade é preciso recursos e a educação é uma causa defendida por todos, independentemente de partido político.

O diretor-geral do Campus Rio Grande, Alexandre Machado, agradeceu a parceria da Câmara e de outras instituições públicas do município com as demandas da unidade. Salientou que a educação profissionalizante veio para mudar a vida das pessoas para melhor, fazendo inclusão.

Durante a sessão solene, também falaram o prefeito de Rio Grande, Alexandre Lindenmeyer, a reitora da Fundação Universidade do Rio Grande (Furg), Cleuza Maria Sobral Dias, e o vereador Felipe Branco. Todos parabenizaram o IFRS e salientaram a importância da educação e do Campus Rio Grande para o desenvolvimento da região.