Início do conteúdo

Branquitude e relações étnico-raciais será tema de atividade nesta quinta-feira


O tema “Branquitude e relações étnico raciais” estará em pauta nesta quinta-feira, 04 de novembro de 2021, das 19h às 21h, no sexto encontro do curso Educação para as Relações Étnico-Raciais do IFRS. A atividade ocorrerá de forma on-line, com transmissão pelo canal IFRS Oficial no YouTube.

A conversa contará com dois palestrantes. A primeira é a professora Sabrina Hax Duro Rosa, docente de Língua Portuguesa e Inglesa do Campus Rio Grande.  Sabrina é doutora em letras com ênfase em linguística aplicada e atua como presidente do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) e faz parte da Comissão de Heteroidentificação do Campus

O outro palestrante é Marcus Vinicius de Freitas da Rosa, doutor de História Social da Cultura e professor adjunto do departamento de história da Ufrgs, do programa de pós-graduação em história e do mestrado profissional em ensino de história. Faz parte do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e Africanos e também do departamento de Estudos e Desenvolvimento Social.

A atividade será mediada pela técnica em assuntos educacionais e atual Assessora de Relações Étnico-Raciais do IFRS, Alba Cristina Couto dos Santos Salatino. 

Sobre o “Curso de Educação para as Relações Étnico-Raciais do IFRS”

O curso é composto por atividades virtuais abertas ao público e está sendo realizado entre os meses de setembro e novembro, sempre às quintas-feiras, das 19h às 21h. São temas centrais o debate sobre direitos dos povos indígenas, a cultura e a inclusão de indígenas e quilombolas na educação.

As atividades são voltadas em especial aos profissionais da educação e à comunidade acadêmica do IFRS, mas são abertas ao público em geral. A transmissão ocorre pelo canal IFRS Oficial no YouTube, assim, mesmo quem não realizou a inscrição (que esteve aberta até 23 de setembro) pode acompanhar, porém não receberá a certificação.

O curso é uma promoção da Assessoria de Relações Étnico-Raciais do IFRS.

 Confira informações da última atividade: 

Atividade 7. Reconhecimento, história (S) e (re) existências

Dia 11 de novembro de 2021 – das 19h às 21h

Palestrantes: Mako’Yilè Yabace CoMPaz – Kelly Rocha de Souza David (Escola
CoMKola Kilombola Epè Layiè)  e  José Otávio Catafesto de Souza (Ufrgs), mediada por Lucas Coradini (IFRS)

Fim do conteúdo