Atividades presenciais e 112 anos da Rede Federal estiveram na pauta da agenda de setembro

Banner com a frase: Fala aí! Reitor.

Olá colegas servidores e estudantes do IFRS, com vocês, o “Fala aí” do mês com algumas agendas e destaques de setembro de 2021. Boa leitura!

Evento de comemoração – 112 anos da Rede Federal

No dia 23 de setembro, participei de um evento em Brasília, promovido pelo Ministério da Educação, em comemoração aos 112 anos da  Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, uma rede que tanto fez, faz e fará pelas pessoas deste país. Destaco que no evento aconteceu o lançamento da Plataforma Aprenda Mais, totalmente desenvolvida pelo IFRS, voltada para a oferta de cursos rápidos, em diversas áreas do conhecimento, na modalidade EaD. São cursos com propósitos muito específicos, mas que podem ser um importante complemento na formação geral das pessoas, ainda mais em tempos de tantas desinformações. Vida longa à Rede Federal!

Aula Magna e Lançamento de Livro do ProfEPT

Em setembro tivemos uma aula magna do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do IFRS (ProfEPT). No mesmo evento, aconteceu o lançamento de obra que trata de questões da educação profissional e tecnológica, organizada por docentes e egressa do curso (a obra chama-se “Educação Profissional e Tecnológica: práticas, organização e memórias”). Destaco também a linda homenagem à querida professora Cibele Schawke, professora do curso, falecida recentemente.

Formaturas: cursos Técnicos do Campus Alvorada e  curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais do Campus Rolante

Participei de duas solenidades de formatura, uma do Campus Alvorada (cursos técnicos em: Meio Ambiente, Cuidados de Idosos, Tradução e Interpretação de Libras)  e outra do Campus Rolante (Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais). Como sempre são as formaturas, foram emocionantes e gratificantes!

Reunião dos reitores das instituições  públicas de ensino superior do RS

Ao longo do mês de setembro realizamos duas reuniões com o grupo de reitores e reitoras das instituições públicas de ensino superior do RS. Em pauta, as ações de enfrentamento da pandemia e, principalmente, um alinhamento de ações e procedimentos para os próximos meses.

Reunião com o MPF – atividades presenciais

Por solicitação do Ministério Público Federal de Bento Gonçalves, tivemos uma reunião para tratar de questões relativas à retomada das atividades acadêmicas presenciais no IFRS. Foi uma oportunidade de apresentarmos ao MPF as  nossas ações durante a pandemia e, principalmente, o nosso planejamento para os próximos meses.

Reunião – ADUFRGS-Sindical

Participei, juntamente com o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Amilton de Moura Figueiredo, de uma reunião presencial na sede do Sindicato Intermunicipal dos Professores de Instituições Federais de Ensino Superior do RS (Adufrgs), em Porto Alegre. A reunião serviu para falarmos sobre questões referentes ao orçamento da nossa instituição para o ano de 2022 e, principalmente, sobre o planejamento do IFRS para a retomada das atividades acadêmicas presenciais. Na ocasião, os colegas da Adufrgs entregaram um documento no qual o sindicato se posiciona favoravelmente às orientações emanadas pela Reitoria e aprova as recomendações feitas pelo IFRS.

Conversa com os servidores da Reitoria

Fizemos uma reunião remota com os servidores da nossa Reitoria, tendo como pauta as ações do IFRS durante a pandemia e também o planejamento para a retomada das atividades presenciais, o que acontecerá de forma gradual, escalonada e segura. Muito bom poder conversar com os colegas e ouvir um pouco das suas preocupações. Pessoal animado e saudoso pelos reencontros!

Reunião virtual do Conif

Em setembro, o Conselho de Reitores da Rede Federal  (Conif) reuniu-se com a seguinte pauta a) a execução orçamentária da rede federal no ano de 2021; b) a discussão dos “indicadores” de pesquisa; e c) as questões referente a uma proposta de reordenamento de campi e criação de novos Institutos Federais no país. Este último tema trata-se de uma proposta apresentada pelo MEC a alguns reitores, não contemplando os IFs do RS. Estas discussões seguem acontecendo nas respectivas instituições envolvidas. Mais informações sobre este tema em notícia do site do Conif.

Reunião Colégio de Dirigentes do IFRS

Tivemos em setembro uma reunião do Colégio de Dirigentes (CD) do IFRS. A pauta incluiu: a) informes do Conif; b) sistema informatizado de auditoria e ações de comunicação, integração e transparência; c) avaliação de cenário da Pandemia Covid-19; e d) informes das Pró-reitorias e DGP.

Reunião Extraordinária do Consup IFRS

O Conselho Superior do IFRS (Consup) realizou uma reunião extraordinária no último dia do mês de setembro. O destaque da pauta foi a apreciação de pedidos – conforme previsto na Resolução Consup 015/2021 –  dos campi Farroupilha e Bento Gonçalves para que possam oferecer atividades acadêmicas híbridas (presenciais e remotas). Após ótima e longa discussão, ambos os pedidos foram aprovados por ampla maioria!!

Por fim, aproveito este espaço para divulgar o Processo Seletivo para ingresso nos cursos técnicos e superiores do IFRS.  As inscrições estão abertas até 24 de outubro e são mais de 4.800 vagas em 17 campi!  Mais informações em: ingresso.ifrs.edu.br. Vamos divulgar!

Um grande abraço e fiquem bem.

Júlio Xandro Heck

Reitor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul