Atividades no IFRS destacam importância das pesquisas

Para demonstrar o que está sendo pesquisado em suas unidades e destacar a importância da ciência, o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) promoverá uma série de atividades na semana de 23 a 27 de outubro de 2017, em especial no dia 25 de outubro, escolhido como o “Dia C da Ciência”.

O IFRS é uma das instituições participantes da mobilização nacional para sensibilizar a sociedade sobre os benefícios das pesquisas na vida das pessoas, iniciativa do Colégio de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Copropi), Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Foprop).

Estima-se que os institutos e os centros tecnológicos, juntamente com as universidades, sejam responsáveis por 90% da pesquisa produzida no Brasil.

Saiba mais sobre o Dia C da Ciência no site http://www.diacdaciencia.org/.

Acompanhe o mapa com a programação completa do Dia C da Ciência – Rio Grande do Sul

Confira as atividades programadas em campi do IFRS:

Campus Bento Gonçalves

Data: 25/10/2017

Aula Aberta: Será realizada uma atividade com os alunos do nível médio/ técnico visando à sensibilização sobre a importância do seu envolvimento em projetos de pesquisa. Haverá uma apresentação da Diretoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do campus e um relato de experiência de bolsistas de pesquisa de nível médio/ técnico.

Local: Campus Bento Gonçalves do IFRS.

Campus Canoas

Data: 25/10/2017

Aula Aberta: Pesquisas realizadas por docentes do campus e a importância do investimento na formação docente, para o IFRS e para a sociedade.

Local: Campus Canoas do IFRS. Rua Dra. Maria Zélia Carneiro de Figueiredo, 870-A. Bairro Igara III, Canoas – RS.

Campus Erechim

Data: 23/10/2017

Palestras na 6ª Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão (JEPEx):

19h20min – O Empreendedorismo e as startups: ministrada por Gustavo Moreira (Gerência de Inovação Mercado e Serviços Financeiros – SEBRAE/Porto Alegre).

20h20min – Motivação para a vida e o trabalho: ministrada por Felipe Biasus (Coordenador do Curso de Psicologia da URI – Erechim).

Local: Campus Erechim do IFRS. Avenida José Oscar Salazar, 879, Três Vendas, Erechim-RS.

Campus Farroupilha

Data: 25/10/2017

Aula Aberta: Apresentação de dados quantitativos (técnicos e financeiros) sobre a pesquisa no Brasil e no mundo e dos projetos realizados no campus com interação da comunidade externa. Espaço para debate sobre os caminhos da Ciência no Campus Farroupilha e como ela pode contribuir para a transformação da comunidade local.

Público: servidores, alunos e comunidade externa. Horário: das 10h às 12h.

Local: Campus Farroupilha. Av. São Vicente, 785. Bairro Cinquentenário, Farroupilha –  RS.

Campus Feliz

Data: 25/10/2017

Ciclo de palestras no período noturno, ministrado por docentes do campus que atuam em pesquisa, contemplando temas e reflexões atuais a respeito da importância da ciência na geração de conhecimento.

Local: Campus Feliz do IFRS. Rua Princesa Isabel, 60. Bairro Vila Rica, Feliz – RS.

Campus Osório

Data: 25/10/2017

– Exposição de banners referentes à projetos de pesquisa e apresentados em diferentes eventos científicos. Local: Bloco de Convivência.

– Aula Aberta: conversa com a professora Elisa Daminelli sobre “A pesquisa com o Ensino Médio Integrado no IFRS” (turnos manhã e tarde).

– Relatos de experiências de bolsistas e ex-bolsistas e posterior debate.

Local: Campus Osório do IFRS. Rua Santos Dumont, 2127. Bairro Albatroz, Osório – RS.

Campus Porto Alegre

Data: 25/10/2017, às 17h

Palestra com o tema: “MOOCs! Modalidade para Ampla Disseminação de Conhecimento e Capacitação: conceitos, características e aplicações”, com o professor Marcelo Augusto Rauh Schmitt

Local: Auditório do 9º andar do Campus Porto Alegre do IFRS. Rua Cel. Vicente, 281, Bairro Centro Histórico, Porto Alegre – RS.

Campus Rio Grande

Data: 25 a 27/10
Exposição de trabalhos e banners no saguão do prédio principal, com trabalhos de várias áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão realizados por alunos e servidores do Campus Rio Grande.
Local: Campus Rio Grande (prédio principal)

Campus Rolante

Data: 21/10/2017

Inserção sobre o Dia da C da Ciência na Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão: estudantes e servidores apresentarão os resultados de suas pesquisas desenvolvidas durante o ano. Haverá três palestras, sendo uma focada no tema que envolve o desastre natural que ocorreu em Rolante no início do ano. Estes eventos são destinados ao público em geral.

Local: Campus Rolante do IFRS.

Data 27/10/2017

Inserção sobre o Dia da C da Ciência durante a primeira Feira de Profissões, quando serão apresentados os cursos do campus à comunidade escolar do Vale do Paranhana (Rolante, Taquara, Riozinho e Parobé).

Local: Campus Rolante do IFRS.

Campus Vacaria

Data: 25/10/2017

Aula Aberta: O que é ciência para as diversas áreas do conhecimento? Como a ciência se relaciona com a vida em sociedade?

Local: Campus Vacaria do IFRS. Rua Eng. João Viterbo de Oliveira, 3061 – Zona Rural. Vacaria – RS.

Campus Viamão

Data: 25/10/2017

Aula Aberta: Aula com profissional ligado a conselho nacional de ciência e tecnologia.

Local: Campus Viamão do IFRS. Av. Senador Salgado Filho, 7000, 2° andar, Viamão – RS.

Campus Avançado Veranópolis

Data: 25/10/2017

Ciclo de Debates sobre Empreendedorismo e Inovação – ministrado pela Pró-reitora Adjunta de Desenvolvimento Institucional do IFRS, Shana Sabbado Flores.

Local: Campus Veranópolis do IFRS. BR 470, 6500 – Sapopema, Veranópolis/RS.