Aprovadas as políticas de Educação Física, Esportes e Lazer e a de Agroecologia do IFRS

A promoção de hábitos alimentares saudáveis, a educação ambiental, as práticas relacionadas à educação física e ao lazer no IFRS passam a contar com diretrizes, definições e orientações institucionais. Foram aprovadas pelo Conselho Superior (Consup) duas novas políticas: a de Educação Física, Esporte e Lazer e a de Agroecologia, Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável e Educação Ambiental. Os documentos tiveram publicação nesta quinta-feira, 7 de novembro de 2019.

Sobre a Política de Educação Física, Esporte e Lazer

Orienta as práticas relacionadas a educação física, esportes e lazer no IFRS, nos seus mais diferentes aspectos (“Educação Física Escolar”, “Esporte e Cidadania”, “Esporte e Competição”, “Lazer” e  “Formação Continuada”).

Dá suporte e garante o fomento para a criação, a melhoria e a manutenção de estruturas físicas e materiais; a valorização da disciplina; a organização e a integração dos professores da área, bem como a melhoria da oferta de atividades para os estudantes do IFRS.

A Política também prevê a criação da Comissão de Educação Física, Esporte e Lazer, que atuará para conhecer as distintas realidades dos campi e auxiliar na efetivação da Política.

Sobre a Política de Agroecologia, Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável e Educação Ambiental (PIAS) do IFRS

A PIAS organiza e estabelece competências no IFRS para implantar ações que promovam a agroecologia, a segurança alimentar e nutricional sustentável e a educação ambiental. Na prática, devem ser fortalecidas e ampliadas ações como a priorização de alimentos orgânicos na merenda escolar, a realização de pesquisas e o desenvolvimento tecnológico em agroecologia, o fomento de reflexões sobre as relações de produção e consumo de alimentos. A política promove a integração com os arranjos produtivos locais, a partir da aquisição de alimentos da agricultura familiar, indo ao encontro da missão institucional e das finalidades do IFRS.

O documento representa mais uma ação para consolidar a instituição como um dos órgãos públicos pioneiros e protagonistas na temática. O IFRS é o Instituto Federal que mais adquire alimentos da agricultura familiar no Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), realiza chamadas públicas para os coffee breaks de eventos voltadas exclusivamente a produtos da agricultura familiar.

A Política foi construída por representantes de diferentes campi, que participaram da Comissão de Agroecologia, Segurança Alimentar Sustentável, Educação e Meio Ambiente do IFRS.