Aplicativo gratuito Pró-Mamá, desenvolvido por estudantes do IFRS, é finalista de prêmio

Incentivar o aleitamento materno, agregar informação e segurança às famílias e, assim, contribuir para o desenvolvimento infantil. Esses são alguns objetivos do aplicativo (APP) gratuito Pró-Mamá. Desenvolvido por estudantes e professores do curso superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Campus Osório do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) a partir de uma demanda da Secretaria de Saúde do município de Osório, o Pró-Mamá é um dos finalistas do prêmio da Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2019. Em abril de 2019, o aplicativo já havia conquistado o primeiro lugar na categoria “Atenção Básica” no 31º Congresso do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS).

Como funciona:

O usuário cadastra a data de nascimento da criança, entre 0 e 2 anos de idade, e passa a receber notificações com informações que contemplam a saúde de forma integral, entre os quais aleitamento materno, vacinas, crescimento e desenvolvimento do ponto de vista físico e emocional. Até o sétimo dia do bebê cadastrado, as mensagens são diárias; depois, até os 12 meses, passam a ser semanais. De 1 a 2 anos, são notificações quinzenais.

É possível ter uma galeria de fotos do bebê, registrar as datas dos marcos de desenvolvimento e o crescimento pondero-estatural. Existe a possibilidade de interação com a equipe do Programa Municipal de Aleitamento Materno de Osório, através da sessão fale conosco, pela qual a mãe envia dúvidas para serem respondidas pelos profissionais. Na aba de dúvidas frequentes, o usuário terá acesso a informações sobre as intercorrências mais comuns desse período, através de texto e link para vídeos do canal do Pró-Mamá no YouTube.

Desenvolvimento da tecnologia:

O APP é uma das ações do Programa Municipal de Aleitamento Materno de Osório, intitulado Pró-Mamá. Surgiu como uma solução para expandir as orientações do programa para a população que não utiliza o Sistema Único de Saúde (SUS) no município e para aproximar as famílias da equipe de saúde. Pode ser utilizado nas principais plataformas móveis: Android e iOS. O lançamento ocorreu em agosto de 2018.

A tecnologia foi desenvolvida pelos alunos José Paulo Oliveira Filho, Lucas Jardim da Silva e Max Carlesso dos Santos, sob orientação dos professores Bruno Fernandes e Diana Cabra, do IFRS; e o conteúdo pela equipe do Pró-Mamá, com base na literatura atual. O APP não substitui o atendimento presencial com os profissionais de saúde, mas é um complemento.

Sobre o Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social – criado em 2001 e realizado a cada dois anos, o prêmio tem por objetivo identificar, certificar, premiar e difundir tecnologias sociais já aplicadas e implementadas, que sejam efetivas na solução de questões relativas à alimentação, educação, energia, habitação, meio ambiente, recursos hídricos, renda e saúde. Conheça o site do prêmio

Agosto: Mês de Incentivo ao Aleitamento Maternocom informações da Agência Brasil

Mais de 170 países celebram, de 1º a 7 de agosto, a Semana Mundial do Aleitamento Materno. No Brasil, o mês inteiro será de eventos para promover a amamentação natural e melhorar a saúde de bebês, dentro das ações do Agosto Dourado. A cor foi escolhida em referência ao “padrão ouro” de qualidade do leite materno.

slogan deste ano é Empoderar mães e pais, favorecer a Amamentação: hoje e para o futuro!, com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a importância de todos contribuírem para garantir às mães a prática do aleitamento materno. A campanha é encampada no país pelo Ministério da Saúde e pela Sociedade Brasileira de pediatria e organizada pelo Centro de Referência Nacional de Bancos de Leite Humano (BLH) e Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz).