Alunos do IFRS participam das provas da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Os estudantes do IFRS – Campus Caxias do Sul Gabriel Ferronato Gasperin e Arthur Backendorf Andrezza, do quarto ano do curso Técnico em Fabricação Mecânica Integrado ao Ensino Médio, participam da etapa da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). A atividade ocorre até esta quarta-feira, dia 6 de fevereiro, na cidade de Barra do Piraí, no Rio de Janeiro. As provas presenciais ocorrem nesta segunda e terça-feira, e são compostas por questões teóricas, prova de carta celeste e provas observacionais.

Esta fase vai selecionar 10 estudantes para compor a equipe nacional, que prevê participar de duas competições: a 13ª Olimpíada Internacional de Astronomia e Astronáutica, que será realizada entre os dias 2 e 10 de agosto de 2019, na Hungria; e da 11ª Olímpiada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica que será realizada também no segundo semestre de 2019, no México.

Os estudantes participam do projeto de extensão Astronomia para Todos: uma Viagem pelo Universo, coordenado pela professora de física Eliana Fernandes Borragini. Ela acompanha os discentes nas olimpíadas e está confiante: “Os destaques obtidos ao longo do último ano indicam que há qualidade nas atividades que têm sido realizadas”, comenta a docente. Ela lembra que, em 2018, oito estudantes prestaram a prova da OBA e, como resultado, foram 2 medalhistas de ouro e 4 de bronze do Campus Caxias do Sul.