Alunos do IFRS cursam semestre letivo em Portugal

Dez estudantes do IFRS começaram neste mês de setembro um semestre letivo diferente, com expectativa de conquistar aprendizados que vão muito além do ambiente escolar. Os alunos, todos de cursos superiores de campi do IFRS, participam de uma experiência de mobilidade acadêmica no Instituto Politécnico de Bragança, em Portugal. Eles frequentarão disciplinas de graduação durante o semestre letivo do IPB, que vai de 16 de setembro de 2019 a 14 de fevereiro de 2020. Há ainda quatro estudantes aguardando pelo visto para também viajarem a Bragança.

A seleção dos acadêmicos ocorreu por meio do edital n° 03/2019, da Reitoria, que disponibilizou sete bolsas para custear despesas com hospedagem, alimentação, transporte ou material necessário ao desempenho das atividades acadêmicas. Os não contemplados com bolsa, mas selecionados no edital, também tiveram a oportunidade de participar da experiência, com isenção das taxas acadêmicas no IPB, porém sem o auxílio financeiro do IFRS. Alguns alunos participaram ainda de seleções realizadas nos campi Rolante e Erechim, cada uma oferecendo duas bolsas para a instituição portuguesa.

Já estão em Bragança os discentes Andréia Melo (Campus Rolante); Cássio Ricardo Kersting da Silva (Ibirubá); Claudia Cardoso Nunes (Vacaria); Dener Fernando Finotti (Rolante); Dyowanne Hiulei Schmitt (Porto Alegre); Elenara do Nascimento (Porto Alegre); Francielli Rossa Mostardeiro (Caxias do Sul); Gleison Marcos Muller (Erechim); Luís Henrique Ribeiro da Silva (Caxias do Sul); e Wagner Antonio Tamagno (Sertão). Aguardam pelo visto para viajarem os alunos do Campus Erechim Marina Andrea Baccin; Marieli Schmitt; Ricardo Alexandre Rebello Tavares; e Inês Machado.

Edital é lançado sempre no início do ano

As oportunidades seguem as diretrizes do Programa Institucional de Mobilidade Estudantil Internacional (Pimei) do IFRS, que prevê aproveitamento parcial ou integral dos estudos realizados em instituições internacionais, conforme atendimento da Organização Didática.

Este é o quarto ano consecutivo que discentes do IFRS participam da experiência no IPB. Anualmente, entre fevereiro e abril, o edital de seleção de estudantes de graduação é publicado. Uma dica para os interessados em participar das próximas seleções é conferir os editais anteriores, verificando o que conta pontos na seleção para ir se preparando. Outra questão importante é ter o passaporte atualizado.

Dúvidas ou solicitação de mais informações podem ser enviadas para o e-mail [email protected].

Eles falam sobre a experiência

“Está é minha primeira experiência fora do Brasil e mesmo com um ‘frio na barriga’, a beleza do desconhecido já me encantou. Vim para Bragança aproveitar o máximo que a mobilidade pode me oferecer, para o meu enriquecimento e desenvolvimento, tanto no acadêmico e profissional quanto cultural e pessoal. A gama de pessoas diferentes, sejam por conta de suas culturas, saberes, vivências, línguas, entre outras coisas, torna quase todos os momentos espaços de aprendizagem e troca de saberes.”

Dyowanne Hiulei Schmitt, licenciando em Ciências da Natureza: Biologia e Química do Campus Porto Alegre

“Destaco aqui a importante função dos sonhos. Quando entrei na faculdade tinha um sonho de sair do país como aluno de intercâmbio, porém existe algo que é ainda mais importante que sonhar, para alcançá-los, é preciso lutar em busca de cada um deles, buscar incansavelmente a sua realização. Foi assim que durante os quase três anos de minha graduação atuei como aluno de Iniciação Científica e Voluntário em Projetos de Pesquisa na minha instituição, apresentei trabalhos em congressos, feiras e eventos, atuei como estagiário e mantive o foco nos editais que o Instituto ofertava. Hoje estou a realizar o meu sonho”

Wagner Antonio Tamagno, licenciando em Ciências Biológicas do Campus Sertão