Acesso e permanência no IFRS é o tema da terceira atividade do Curso de Educação para as Relações Étnico-Raciais

O tema “Acesso e permanência no IFRS’” estará em pauta nesta quinta-feira, 07 de outubro de 2021, das 19h às 21h, no terceiro encontro do curso Educação para as Relações Étnico-Raciais do IFRS. A atividade ocorrerá de forma on-line, com transmissão pelo YouTube.

Serão dois palestrantes. Um deles é Darci Emiliano, indígena do povo Kaingang da Terra Indígena Cacique Doble/RS e servidor técnico administrativo em educação do Campus Sertão do IFRS. Darci é  doutor em educação ambiental pela Furg, sendo o primeiro indígena a conquistar o título nesta universidade, em 2020. Ele pesquisa sobre ingresso e permanência de estudantes indígenas nas instituições de ensino, sobretudo na educação profissional, e integra o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) do Campus Sertão.

O outro palestrante é o cacique Cláudio Gimenes da Silva, do povo mbyá-guarani da Aldeia Cantagalo, Viamão/RS, que é acadêmico do curso de Gestão Ambiental do Campus Viamão. A atividade será mediada pelo técnico em assuntos educacionais do IFRS e doutor em história  Fernando Lóris Ortolan.

Sobre o “Curso de Educação para as Relações Étnico-Raciais do IFRS”

O curso é composto por atividades virtuais abertas ao público e será realizado entre os meses de setembro e novembro, sempre às quintas-feiras, das 19h às 21h. Serão temas centrais o debate sobre direitos dos povos indígenas, a cultura e a inclusão de indígenas e quilombolas na educação.

As atividades são voltadas em especial aos profissionais da educação e à comunidade acadêmica do IFRS, mas são abertas ao público em geral. A  transmissão ocorre pelo canal IFRS Oficial no YouTube, assim, mesmo quem não realizou a inscrição (que esteve aberta até 23 de setembro)  poderá acompanhar, porém não receberá certificação.

O curso é uma promoção da Assessoria de Relações Étnico-Raciais do IFRS.

Confira a programação das próximas atividades:

Atividade 4.  Experiências compartilhadas: conscientizar, reconhecer e incluir

Dia 14 de outubro de 2021 – das 19h às 21h-

Palestrantes: Rodrigo Beatrici (IFRS), Isabel Silveira dos Santos (GEDERDH –  UERGS/ Coletivo Matutar) e Marisa de Oliveira (Quilombo da Mormaça/IFRS)

Mediador: Silvani Lopes Lima (IFRS)

Atividade 5. Interculturalidade: planejamento e estratégias antirracistas na sala de aula

Dia 28 de outubro de 2021 – das 19h às 21h

Palestrantes: Vanda Aparecida Fávero Pino (IFPR) e Jorge Ramos Morinico (IFRS)

Mediador: Carlos Robério Garay Correa (IFRS)

Atividade 6. Branquitude e relações étnico-raciais

Dia 04 de novembro de 2021 – das 19h às 21h

Palestrantes: Marcus Vinicius de Freitas da Rosa (UFRGS) e Sabrina Rosa Duro Hax (IFRS)

Mediadora: Alba Cristina Couto dos Santos Salatino (IFRS)

Atividade 7. Reconhecimento, história e (re) existências

Dia 11 de novembro de 2021 – das 19h às 21h

Palestrantes:  Prof. José Otávio Catafesto de Souza (UFRGS).  Em breve, mais informações.