Início do conteúdo

A natureza e o cuidado em saúde estarão em pauta nesta quarta-feira no Conexões Ecológicas


As plantas medicinais e o seu uso para a prevenção de doenças e a recuperação da saúde estarão em pauta nesta quarta-feira, dia 15 de dezembro de 2021, na atividade on-line Conexões Ecológicas. Com o tema “Pedagogias do Cuidado”, o encontro abordará esse e outros temas, das 17h às 19h, com transmissão pelo YouTube IFRS-Oficial. Qualquer interessado em saber poderá assistir, gratuitamente.

A atividade será ministrada pela especialista em gestão em estratégia de saúde da família, bióloga e técnica em enfermagem do Campus Bento Gonçalves do IFRS, Raquel Margarete Franzen de Avila; pela servidora aposentada da Secretaria de Saúde do RS Consuelo Correa Lobo d’Avila e pela extensionista da EMATER/RS Melânia Tesser. Mediando as falas estará a nutricionista do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Adriana da Silva Machado.

Conexões Ecológicas: saiba mais sobre a iniciativa

O evento é promovido pela Comissão Intercampi de Agroecologia, Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável e Educação Ambiental (Ciase) e a Pró-Reitoria de Ensino (Proen) do IFRS. É uma das iniciativas para consolidar a Política de Agroecologia, Segurança Alimentar e Nutricional e Educação Ambiental (PIAS) do IFRS, aprovada em outubro de 2019.

A PIAS visa fortalecer e ampliar ações como a priorização de alimentos orgânicos na merenda escolar, a realização de pesquisas e o desenvolvimento tecnológico em agroecologia, o fomento de reflexões sobre as relações de produção e o consumo de alimentos. A política incentiva a integração com os arranjos produtivos locais, a partir da aquisição de alimentos da agricultura familiar, indo ao encontro da missão institucional e das finalidades do IFRS.

Fim do conteúdo