Destaque
Dois cursos de graduação recebem nota máxima em avaliação do Ministério da Educação
Os cursos de Bacharelado em Administração, do Campus Erechim, e de Licenciatura em Letras Português/Inglês, do Campus Osório, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) receberam nota máxima, cinco, em avaliação do Ministério da Educação (MEC).
O curso de Administração passou pelo processo de avaliação de reconhecimento entre os dias 07 e 09 de abril de 2025. Já o curso de Letras teve o processo de renovação de reconhecimento de 23 a 25 do mesmo mês.
Na oportunidade, foram conferidas a organização didático-pedagógica, o corpo docente e tutorial e a infraestrutura. As comissões de avaliadores designadas pelo Instituto Nacional de Estudos Anísio Teixeira (Inep) analisaram documentos como o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), o currículo do corpo docente, os relatórios da avaliação institucional, os projetos de ensino, pesquisa e extensão relacionados à área dos cursos, instalações físicas, e ainda tiveram momentos de reuniões com gestores dos campi, docentes, Comissão Própria de Avaliação (CPA) e estudantes.
O conceito como consolidação
Para a coordenadora do curso de Administração, professora Silvana Saionara Gollo, a obtenção do resultado é fruto de um trabalho sólido, colaborativo e contínuo. “Na esfera Político-Pedagógica, o PPC foi considerado atualizado, coerente com as diretrizes curriculares nacionais e alinhado às demandas contemporâneas da sociedade e do mundo do trabalho”. Ela ainda destaca que o PPC foi avaliado positivamente por priorizar a formação crítica, ética e inovadora, contribuindo para o desenvolvimento de competências profissionais e humanas e a articulação entre teoria e prática.
O professor Mateus da Rosa Pereira, coordenador do curso de Letras, explica que o conceito máximo obtido na avaliação representa uma conquista em vários aspectos para o curso e para a unidade. “Para o campus, simboliza a consolidação de um projeto mais amplo de ofertar educação de qualidade, pública e gratuita, no sentido de atender a demandas urgentes do litoral norte no que concerne ao letramento em Língua Portuguesa e Inglesa. Para o curso, representa a concretização de objetivos profissionais de um colegiado com mais de 15 docentes, que dedicam sua vida profissional para a formação de qualidade de futuros professores.”
Sobre a organização didático-pedagógica, o professor conta que as avaliadoras do Inep destacaram o fato de a proposta curricular articular teoria e prática, integrando ensino, pesquisa e extensão. “O Inep reconheceu que o curso valoriza a diversidade e a inclusão, contemplando legislações sobre acessibilidade, educação inclusiva, diversidade étnico-racial e direitos humanos”, relata.
Os cursos
- Habilitação: bacharelado
- Duração: 8 semestres
- Turno de funcionamento: noturno
- Ingresso: Exame de Seleção (Processo Seletivo) e Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)
- Habilitação: licenciatura
- Duração: 4 anos
- Turno de funcionamento: noturno
- Ingresso: Exame de Seleção (Processo Seletivo) e Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)