6ª edição dos Jogos do IFRS ocorre nesta semana

Com expectativa a mil, comitivas de estudantes participam dos 6º Jogos do IFRS, que se iniciam nesta sexta-feira, 18 de outubro. O evento ocorre no Campus Sertão e conta com três dias de competições nas modalidades: futsal, vôlei de quadra e de praia, basquete, tênis de mesa, handebol e xadrez (com categorias femininas e masculinas).

Nesta edição, participarão 550 estudantes de até 19 anos, acompanhados por 55 servidores de 16 campi do instituto. Os atletas ficarão alojados no Campus Sertão em espirito de confraternização e cooperação. As delegações começam a chegar às 6h da sexta-feira, 18 de outubro, e as competições iniciam-se após a abertura oficial do evento, que ocorre às 13h, com a presença de autoridades do IFRS.

A realização dos 6º Jogos do IFRS será possível devido a um Termo de Execução Descentralizada (TED) da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania. O recurso financeiro proveniente do órgão federal é específico para realização de evento esportivo. O Jogos do IFRS, em 2019, havia sido suspenso pelos cortes no orçamento da instituição. Entretanto, o Colégio de Dirigente do IFRS, em reunião, decidiu que o evento esportivo ocorreria se houvesse este TED específico e se os campi estivessem em funcionamento no mês de outubro. Com ambas condições contempladas, o evento será realizado com esta verba especial, que irá cobrir todos os custos, e o evento não causará ônus financeiro aos campi.