Início do conteúdo

Campus Canoas celebra 11 anos de atividades


Nesta sexta-feira, dia 27 de agosto de 2021, a comunidade acadêmica celebra os 11 anos da primeira aula ocorrida no Campus Canoas do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Para celebrar a data, professores, técnicos e estudantes gravaram alguns vídeos que estão sendo publicados durante o dia no canal do YouTube do campus.

Sobre o campus

O Campus Canoas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) foi criado pela Lei nº 11.534, de 25 de outubro de 2007, como Escola Técnica Federal de Canoas (ETFC). Com a reorganização da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, definida pela Lei nº 11.892 de 2008, a ETFC passou a compor o IFRS. No dia 27 de agosto de 2010 se iniciaram, oficialmente, as atividades letivas no Campus Canoas.

A unidade visa a ofertar educação profissional e tecnológica, em todos os seus níveis e modalidades, formando e qualificando cidadãos com vistas na atuação profissional nos diversos setores da economia, com ênfase no desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional.

Do início das obras à primeira aula…

Um ato público marcou o início das obras, no dia 4 de maio de 2009. Além de lideranças comunitárias, sindicais, alunos e professores, a solenidade contou com a participação de diversas autoridades, tais como: o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Eliezer Moreira Pacheco, o deputado federal Marco Maia, o secretário da Ciência e Tecnologia do Estado, Artur Lorentz (representando a governadora Yeda Crusius), o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, e o presidente da Câmara de Vereadores de Canoas, Nelson Luiz da Silva.

Em janeiro de 2009, a Direção-geral do Campus Canoas instalou o escritório de trabalho em uma sala cedida pela Secretaria Municipal de Educação e, em dezembro do mesmo ano, foi assinado com o município o Convênio de Cooperação Técnico-científico-pedagógica para a Implantação do Programa de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA – FIC).

Após a participação em reuniões, durante o ano de 2009, para a integração com o município no projeto Canoas Mais Segura, foi encaminhada a compra de câmeras de vídeo-monitoramento e alarmes e, em 21 de janeiro de 2010, foi realizado o anúncio oficial na Prefeitura de Canoas.

Em 22 de janeiro de 2010, foi registrada em cartório de imóveis a escritura da área lindeira ao terreno do campus, que foi doada pelo município, conforme autorização da Câmara Municipal, em setembro de 2009.

Em 27 de agosto de 2010, se iniciaram as aulas no Campus Canoas.

Texto e foto: Comunicação do Campus Canoas

Fim do conteúdo