Unidades do IFRS passam por reformas após a catástrofe climática de maio

Recepção do Campus Porto Alegre após a inundação

As contratações para a recuperação das unidades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) após os danos causados pelo excesso de chuvas do mês de maio de 2024 estão em fase de finalização. Foram realizados em torno de 50 processos de contratação para obras em 16 campi e na reitoria, além do reparo e da compra de equipamentos e mobiliários danificados durante a catástrofe climática no Estado. As contratações estão amparadas na Medida Provisória 1221/2024, a qual possibilitou medidas excepcionais para aquisição de bens e contratação de serviços destinados ao enfrentamento dos impactos da calamidade pública.

Foram priorizadas obras de maior urgência, como consertos nos telhados; retirada da água da cheia, limpeza, restabelecimento de água, luz e elevadores do Campus Porto

Telhado reformado no Campus Vacaria

Alegre. No entanto, a previsão é que todas as obras previstas sejam finalizadas neste ano. Outros serviços contratados são troca ou conserto de telhados de outros campi, drenagem, reparos em muros e nas redes elétricas (confira a relação abaixo). Foram necessários quase R$ 11 milhões, recebidos através da abertura de Crédito Extraordinário pelo Governo Federal para apoiar os Institutos e Universidades Federais do Rio Grande do Sul que tiveram estruturas danificadas pela catástrofe climática.

A gestão dos recursos extraordinários esteve sob responsabilidade da Pró-reitoria de Administração. A pró-reitora, Tatiana Weber, destaca o rápido trabalho de levantamento dos danos causados pelas chuvas que foi realizado pela Diretoria de Planejamento e Obras (DPO) com o apoio das equipes dos campi atingidos, o que possibilitou a definição dos valores necessários.

Melhorias vão reduzir riscos de novos prejuízos

A diretora da DPO, Queila Tomielo de Camargo, explica que parte das obras contempla melhorias para reduzir riscos caso uma situação semelhante venha a ocorrer no futuro. Um exemplo é o Campus Porto Alegre, o mais prejudicado. Localizado no Centro Histórico da capital, a 300 metros do Lago Guaíba, teve o andar térreo alagado por cerca de 20 dias. A água atingiu a marca de 1,07m no térreo da edificação e danificou equipamentos, móveis, esquadrias, documentos, laboratórios. A subestação de energia elétrica, situada no subsolo, ficou submersa, comprometendo de forma irreversível os transformadores, que precisaram ser substituídos.

Antes de iniciar as obras no campus, foi necessário drenar 400 mil litros de água e contratar serviços especializados de limpeza. Atualmente, as áreas estão passando por melhorias e reformas para garantir que, em situações emergenciais, estejam adequadamente preparadas. Além disso, alguns setores antes localizados no térreo foram deslocados para andares superiores, como o ambiente de inovação FabLab, o Almoxarifado e o Arquivo.

Recuperação de danos nas unidades do IFRS:

Alvorada

Bento Gonçalves

• Conserto dos telhados dos blocos C e K, da cantina, da biblioteca, do ginásio de esportes
  • Substituição do Telhado da Cantina do Campus Bento Gonçalves

Canoas

• Pagamento de vigilância, energia elétrica e água durante o período em que a unidade funcionou como um abrigo para vítimas da enchente
  • Contrato extra para a limpeza
  • Conserto dos Telhados Campus Canoas

Caxias do Sul

• Drenagem do pátio

Erechim

• Conserto de telhado do bloco da agroindústria

Farroupilha

Feliz

Ibirubá

• Conserto dos telhados

Porto Alegre

• Drenagem
  • Limpeza especial após o alagamento
  • Conserto dos elevadores
  • Contratação de empresa para elaboração de laudo do projeto elétrico
  • Reconstrução da subestação de energia elétrica
  • Conserto do telhado
  • Reforma do térreo das torres norte e sul – incluindo aqui a troca de carpete do auditório,  troca de pisos vinílicos, reconstrução das paredes do entorno do átrio, pinturas, gessos, rebocos, trocas de esquadrias comprometidas.
  • Impermeabilização em marquises e telhados

Restinga (POA)

Rio Grande

• Reforma na rede de drenagem e esgoto do campus