Trabalho para desenvolver recursos e serviços que auxiliam pessoas com necessidades específicas recebe prêmio nacional

Para auxiliar pessoas com necessidades específicas a terem mais autonomia em sua vida escolar ou nas atividades do dia a dia, cinco unidades do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) uniram-se com o objetivo de desenvolver e disseminar tecnologias para as instituições de ensino que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPCT). Foi formado, em setembro de 2017, o Centro de Referência para Aquisição, Uso e Desenvolvimento de Tecnologia Assistiva (CRTA) do IFRS.

Como reconhecimento ao trabalho que vem sendo desenvolvido, o CRTA recebeu, no dia 25 de junho de 2019, o Prêmio da Associação Nacional dos Educadores Inclusivos – Anei Brasil da Inclusão 2019 – Categoria Instituição Inclusiva. A honraria foi entregue durante o Simpósio sobre Inclusão – “Educação, Saúde e Diversidade”, no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto, em Ouro Preto, Minas Gerais.

O CRTA é composto por profissionais do Centro Tecnológico de Acessibilidade (CTA), da Reitoria do IFRS; dos projetos Poa Lab – Campus Porto Alegre e Restinga Lab – Campus Restinga (POA); e de laboratórios dos campi Caxias do Sul e Rio Grande. É um projeto em parceria com a Secretaria de Educação Profissional de Tecnológica (Setec), do Ministério da Educação, com duração de dois anos.

Em uma primeira etapa, o CRTA mapeou demandas das instituições da Rede (outros 38 Institutos Federais, dois Cefets, UTFPR, e o Colégio Pedro II) referentes ao uso e ao desenvolvimento de Tecnologia Assistiva (TA) para melhor atender os estudantes. Entre as solicitações estão materiais pedagógicos adaptados para diferentes disciplinas, como:

• Matemática: livro de raciocínio lógico, roteiros de jogos de raciocínio lógico, impressão de uma versão de cada jogo elaborado no livro.
  • Biologia: modelamento de uma célula animal e vegetal, modelamento do DNA.
  • Química: modelamento de modelos químicos tridimensionais.

Foram solicitados também itens como suporte de mesa para leitura; facilitador para escrita; mouse de botão; teclado com colmeia; lupa com iluminação; suporte para lupa do celular; mapa tátil.

Para a coordenadora do projeto, assessora de Ações Afirmativas, Inclusivas e Diversidade do IFRS, Andréa Poletto Sonza, a premiação representa o reconhecimento nacional das ações colaborativas que vêm sendo desenvolvidas pelo IFRS na área da inclusão, acessibilidade e Tecnologia Assistiva.

Saiba mais nos links: O que é o CRTA e Ações do CRTA.

O que é Tecnologia Assistiva

De acordo com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/15), Tecnologia Assistiva ou ajuda técnica refere-se a produtos, equipamentos, dispositivos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivem promover a funcionalidade, relacionada à atividade e à participação da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.

Um recurso de Tecnologia Assistiva pode ser algo muito simples como uma bengala até um complexo sistema computadorizado. De modo geral, há recursos que são utilizados como auxílios para a vida diária, recursos para a comunicação, para a mobilidade, para controle do ambiente, para uso do computador, para adequação postural, para esporte e lazer, adaptações e projetos arquitetônicos para acessibilidade, adaptações em veículos, órteses e próteses, entre outros.

Na área da educação, alguns recursos de TA bastante utilizados são os de acesso ao computador, auxílios para leitura e escrita, materiais pedagógicos adaptados, auxílios para mobilidade e adaptações para acessibilidade.

Sobre a Anei Brasil

Existente desde 2011, a Anei é uma associação que tem como objetivo reunir todos os educadores inclusivos do Brasil. A associação é voltada para inclusão social, utilizando a formação de recursos humanos e a pesquisa científica como base para este processo. Acompanhe a página da Anei