Início do conteúdo

eduroam


O QUE É O EDUROAM?

Segundo o site da RNP:

O eduroam (education roaming) é uma iniciativa da Terena (Trans-European Research and Education Networking Association), hoje GÉANT, para oferecer serviço de acesso a rede sem fio, de forma segura, para a comunidade internacional de educação e pesquisa. O eduroam está disponível em mais de 100 países, sendo a RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) licenciada a operar o serviço no Brasil.

No IFRS, todos os estudantes, professores e técnicos administrativos com vínculo ativo e acesso ao https://sig.ifrs.edu.br/ têm acesso à rede eduroam em todos os campi e em outras instituições parceiras.

 

EM QUAIS CAMPI DO IFRS TEM EDUROAM?

Além da Reitoria, o eduroam está disponível nos Campi:

  • Campus Porto Alegre
  • Campus Osório
  • Campus Alvorada

 

COMO SE CONECTAR?

O processo de conexão é simples e seguro.

Opção 1 – Ferramenta de configuração

Para garantir uma conexão segura, recomendamos o uso do instalador automático do CAT, que configura sua rede de acordo com as especificações de segurança. Escaneie ou clique no QR Code abaixo para fazer download.


QR Code para download do aplicativo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Opção 2 – Configuração manual

Recomendamos o uso da Opção 1 – Ferramenta de configuração. Se preferir a configuração manual, siga as instruções de sua plataforma. As configurações essenciais são:

Configuração Valor
Método EAP PEAP
Identidade CPF@ifrs.edu.br
Senha Senha do SIG
Certificado CA Não validar
Autenticação da Fase 2 MSCHAPv2

 

PERGUNTAS FREQUENTES (FAQ)

1. Como faço para me conectar pela primeira vez?

Baixe o instalador no site oficial do eduroam. Ele irá configurar automaticamente a sua conexão. Use suas credenciais do SIG (usuário@ifrs.edu.br e sua senha).

2. Posso usar o eduroam em outras universidades?

Sim! O eduroam é uma iniciativa global. Suas credenciais do IFRS funcionarão em qualquer instituição participante no mundo.

3. Minha senha está correta, mas não consigo conectar. O que pode ser?

Certifique-se de que está usando o formato correto (ex: 01234567891@ifrs.edu.br) e que esteja usando o aplicativo geteduroam. Se o problema persistir, procure o suporte de TI do seu campus.

4. Como faço para testar meu acesso?

Acesse https://eduroam-test-web.rnp.br/eduroam-test/index.cgi, no campo e-mail preencha com CPF@ifrs.edu.br e na senha, informe a senha do SIG. Se apresentar falha, altere a senha no link da pergunta abaixo e depois faça o teste novamente.

5. Como faço para alterar a minha senha?

Para alterar a senha acesse o link de alterar a senha do Sistemas. Lembre-se que este link altera a senha de todos os acessos em que utilize como usuário o CPF ou CPF@ifrs.edu.br.

 

INFORMAÇÕES PARA OS CAMPI

Para implementar o eduroam em seu campus, solicite à Reitoria via GLPI.

 

MAIORES INFORMAÇÕES

No site da RNP sobre eduroam pode-se encontrar maiores informações sobre o projeto.

 

Última atualização em 31/10/2025

Fim do conteúdo