eduroam
O QUE É O EDUROAM?
Segundo o site da RNP:
O eduroam (education roaming) é uma iniciativa da Terena (Trans-European Research and Education Networking Association), hoje GÉANT, para oferecer serviço de acesso a rede sem fio, de forma segura, para a comunidade internacional de educação e pesquisa. O eduroam está disponível em mais de 100 países, sendo a RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) licenciada a operar o serviço no Brasil.
No IFRS, todos os estudantes, professores e técnicos administrativos com vínculo ativo e acesso ao https://sig.ifrs.edu.br/ têm acesso à rede eduroam em todos os campi e em outras instituições parceiras.
EM QUAIS CAMPI DO IFRS TEM EDUROAM?
Além da Reitoria, o eduroam está disponível nos Campi:
- Campus Porto Alegre
- Campus Osório
- Campus Alvorada
COMO SE CONECTAR?
O processo de conexão é simples e seguro.
Opção 1 – Ferramenta de configuração
Para garantir uma conexão segura, recomendamos o uso do instalador automático do CAT, que configura sua rede de acordo com as especificações de segurança. Escaneie ou clique no QR Code abaixo para fazer download.








Opção 2 – Configuração manual
Recomendamos o uso da Opção 1 – Ferramenta de configuração. Se preferir a configuração manual, siga as instruções de sua plataforma. As configurações essenciais são:
| Configuração | Valor |
|---|---|
| Método EAP | PEAP |
| Identidade | CPF@ifrs.edu.br |
| Senha | Senha do SIG |
| Certificado CA | Não validar |
| Autenticação da Fase 2 | MSCHAPv2 |

PERGUNTAS FREQUENTES (FAQ)
1. Como faço para me conectar pela primeira vez?
Baixe o instalador no site oficial do eduroam. Ele irá configurar automaticamente a sua conexão. Use suas credenciais do SIG (usuário@ifrs.edu.br e sua senha).
2. Posso usar o eduroam em outras universidades?
Sim! O eduroam é uma iniciativa global. Suas credenciais do IFRS funcionarão em qualquer instituição participante no mundo.
3. Minha senha está correta, mas não consigo conectar. O que pode ser?
Certifique-se de que está usando o formato correto (ex: 01234567891@ifrs.edu.br) e que esteja usando o aplicativo geteduroam. Se o problema persistir, procure o suporte de TI do seu campus.
4. Como faço para testar meu acesso?
Acesse https://eduroam-test-web.rnp.br/eduroam-test/index.cgi, no campo e-mail preencha com CPF@ifrs.edu.br e na senha, informe a senha do SIG. Se apresentar falha, altere a senha no link da pergunta abaixo e depois faça o teste novamente.
5. Como faço para alterar a minha senha?
Para alterar a senha acesse o link de alterar a senha do Sistemas. Lembre-se que este link altera a senha de todos os acessos em que utilize como usuário o CPF ou CPF@ifrs.edu.br.
INFORMAÇÕES PARA OS CAMPI
Para implementar o eduroam em seu campus, solicite à Reitoria via GLPI.
MAIORES INFORMAÇÕES
No site da RNP sobre eduroam pode-se encontrar maiores informações sobre o projeto.
