Início do conteúdo

#Tear publica novo volume com dossiê sobre Ensino de Ciências


A #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia divulgou a publicação do volume 7, número 2 (2018), cujo dossiê é intitulado “Ensino de Ciências”. A edição está disponível no site da revista.

 

Conheça o sumário da edição:

Dossiê

A competência em tecnologia para a sala de aula: quem aprende para ensinar? – Maria Lucia Dias, Maria do Rocio Teixeira

A discussão da abordagem temática: estado do conhecimento no ensino de ciências – Eril Medeiros da Fonseca, Renata Hernandez Lindemann, Leandro Duso

A história da disciplina química (escolar) no currículo brasileiro – Késia Caroline Ramires Neves, Maysa Braguini

A neurociência e as múltiplas representações: possíveis convergências para o ensino de ciências – Mário Sérgio Nunes Bica, Pâmela Billig Mello Carpes, Rafael Roehrs

Aprendizagem baseada em problemas envolvendo a temática alimentação: reflexões decorrentes de um estágio em ensino de química – Mariana Ferrari Bach, Carlos Ventura Fonseca

Desafios e potencialidades do estágio curricular supervisionado do Curso Interdisciplinar em Educação do Campo de Ciências da Natureza – Viviane de Almeida Lima, Milene Ferreira Milleto, José Vicente Lima Robaina

Desenvolvimento e confirmação de validade e de confiabilidade do instrumento de coleta de dados sobre a formação inicial de professores e tecnologias educacionais – Mariana Haviaras, Herivelto Moreira, Cláudia Beatriz Monte Jorge Martins

Plataforma AVACED como ferramenta de formação continuada para professores de ciências da natureza na rede estadual de ensino – CREDE 01 – Francisco Halyson Ferreira Gomes, Suiane Costa Alves,  José Elisberto de Araújo e Silva

Modelos didáticos comestíveis como uma técnica de ensino e aprendizagem de biologia celular – Keiciane Canabarro Drehmer Marques

Reformas curriculares para o ensino médio: perspectivas e proposições da Base Nacional Comum Curricular à area de Ciências da Natureza – Eliezer Alves Martins, Maira Ferreira

 

Seção Livre

A etnografia e o estudo da cultura da escola – Benedito Eugenio

As frações nas aritméticas editadas para as escolas paroquiais luteranas gaúchas do século XX – Malcus Cassiano Kuhn, Arno Bayer

Aplicação de simuladores de realidade virtual e Problem Based Learning para o treinamento de profissionais da área de segurança – Antonio Valerio Netto

Engenharia didática como instrumento metodológico no estudo e no ensino da Sequência de Jacobsthal – Thamires Silva Aquino de Souza, Francisco Regis Vieira Alves

Implementação de um data warehouse para análise de dados abertos governamentais da educação a distância – Roberta Macêdo Marques Gouveia, Charles Nicollas Cavalcante FreitasMobile-learning: aprendizagem matemática por meio de realidade aumentada – Bruno Resende,  Thaísa Jacintho Müller

 

Espaço Plural

Notas sobre o saber da experiência:  educação ambiental e o poder ubuesco – Isabel Cristina Dalmoro, Suelen Assunção Santos

Utilizando a ludicidade no ensino de ciências em uma escola pública de Porto Alegre: o fazer docente contextualizado e integrado além da sala de aula – Gabriela Dipicoli Brasil, Silvia Vieira München, Cibele Schwanke

 

Sobre a #Tear

A #Tear é uma publicação científica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), de responsabilidade do Projeto de Pesquisa Leitura em Rede (IFRS; Probiti/Fapergs). Mais informações podem ser obtidas no portal de periódicos.

Fim do conteúdo