Início do conteúdo

Submissão de trabalhos para o Concurso Literário podem ser feitas até 05 de outubro


Estudantes interessados em participar do IV Concurso Literário do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), têm até o dia 05 de outubro de 2025, para enviarem seus trabalhos.

Os textos devem ser inéditos e apresentados em língua Portuguesa. São aceitos trabalhos com tema de livre escolha nas categorias:

  • Conto: uma obra de ficção que cria um universo de seres, de fantasia ou acontecimentos. Apresenta um narrador, personagens, ponto de vista e enredo. Define-se pela sua pequena extensão, mais curto que a novela ou o romance e tem uma estrutura fechada; desenvolve uma história e tem apenas um clímax; é conciso.
  • Crônica: texto que oscila entre a reportagem e a Literatura, entre o relato e o impessoal; trata-se de escrever sobre um acontecimento trivial valendo-se da fantasia, da ficção. Caracteriza-se por sua brevidade (texto geralmente publicado em jornais, blogs e revistas) e o diálogo subjetivo com o leitor implícito. A linguagem/estilo mescla entre o jornalístico direto e o metafórico literário.
  • Haicai: de origem japonesa, o haicai é um tipo de poema que se distingue pela brevidade, sendo considerado uma poesia do cotidiano, pautada pela simplicidade, contemplação, abnegação, aceitação da solidão e, também, pelo humor. Quanto à forma, o haicai brasileiro permite a rima, mas ela não é obrigatória. Constitui-se de dezessete sílabas poéticas, distribuídas em cinco sílabas poéticas no primeiro verso, sete no segundo, e cinco no terceiro.
  • Poema: gênero em que a linguagem pode ser explorada em suas mais variadas dimensões, dos seus aspectos sonoros aos visuais. Em relação à forma, pode ter métrica e rima ou pode abrir mão desses recursos estilísticos. Mais do que em outros gêneros textuais, no poema a linguagem vai além de sua função meramente comunicativa, transformando-se em objeto artístico por excelência.

Podem participar, individualmente, discentes regularmente matriculados no IFRS. A avaliação seguirá critérios de  criatividade e originalidade, qualidade literária, domínio técnico e adequação de linguagem.

Os três primeiros colocados de cada categoria receberão certificado e premiação durante o 10º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS. Os dez primeiros textos classificados de cada categoria serão publicados em livro digital organizado pelo IFRS.

Todas as orientações e o link para o formulário de inscrições constam no Edital nº 22/2025.

Fim do conteúdo