Seminário Internacional Fazendo Gênero será realizado a partir do dia 19 de julho

O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) estará representado com trabalhos dos campi Canoas, Osório, Porto Alegre e Sertão na 12ª edição do Seminário Internacional Fazendo Gênero, realizado pelo Instituto de Estudo de Gênero da Universidade Federal de Santa Catarina. O evento, que neste ano será em formato on-line, ocorre entre os dias 19 e 30 de julho de 2021, com transmissão nos Canais do Fazendo Gênero no YouTube e poderá ser assistido por todos os interessados.

O IFRS participará do evento com grupos de trabalhos, artigos e apresentações de pôsteres. Veja abaixo a relação de trabalhos:

Grupos de trabalhos:

Trabalho, carreira e profissão em perspectiva interseccional – Coordenação: Aline Mendonça, do Campus Osório, Sidinei Rocha-de-Oliveira (Ufrgs) e Josiane Silva de Oliveira (UEM).

Feminismo, mídia e subjetividade: circulação de sentidos e práticas sociais

Artigos:

“A aula é direcionada pros guris”: discussões sobre formação profissional marcada por gênero e sexualidade – Deise Caldart Roscioli, do Campus Sertão, e Catia Eli Gemelli, do Campus Osório.

Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade do IFRS: espaço de diversidade, de coletividade e de resistência – Luciane Senna Ferreira, do Campus Osório.

Queer eye for research guide: reflexividade, engajamento e ação nos estudos de carreira – Aline Mendonça Fraga, do Campus Osório, e Sidinei Rocha-de-Oliveira (Ufrgs)

– Trabalhar e obedecer para merecer: as representações de feminilidades negras em “A princesa e o sapo” – Olívia Pereira Tavares, do Campus Canoas

Pôsteres:

– Aonde estão as produções literárias femininas nos Livros Didáticos? – Julia Ferri Pinto, Pâmela Pereira de Pinho, Luciane Senna Ferreira – Campus Osório

– O que pode acontecer quando eu estiver livre? Feminilidades e feminismos no filme “Capitã Marvel” – Emelly Mendes Hermes (Autora) e Olívia Pereira Tavares (orientadora) – Campus Canoas

– Tapete de Confissões: uma intervenção cultural como estratégia de legar voz às mulheres – Maria Eduarda da Silva Velasques (Autora); Naomi Silveira da Rosa (Coautora); Olívia Pereira Tavares (orientadora) – Campus Canoas

– A constituição do cidadão de bem em/na relação com a defesa do porte/posse de armas como fortalecimento da masculinidade hegemônica? – Gustavo Spessato (Autor); Olívia Pereira Tavares (Coautora) – Campus Canoas

– Calada Feminista – Kimberlly Nicole Pereira dos Santos; Juliana da Cruz Mülling – Campus Canoas

Sobre o Seminário

O Seminário acontece desde 1994, reunindo pesquisadoras, estudantes, ativistas, artistas, professoras e interessadas nas questões que envolvem o gênero, as mulheres, feminismos e sexualidades. O tema desta edição é “Lugares de fala: direitos, diversidades, afetos”. Serão mais de 2 mil trabalhos científicos distribuídos nos 160 Simpósios Temáticos, 24 sessões de Pôsteres, 34 Oficinas, 8 Minicursos e 35 Mesas-redondas.

Uma das atividades mais aguardadas e de maior destaque do evento são as Conferências. Neste ano, o Fazendo Gênero contará com a presença da socióloga moçambicana Isabel Casimiro (19/07, segunda-feira, às 9h30) que proferirá a conferência de abertura, da escritora brasileira Conceição Evaristo (26/07, segunda-feira, às 16h30), da liderança indígena Sônia Guajajara (27/07, terça-feira, às 16h30), da antropóloga Angela Figueiredo (29/07, quinta-feira, às 16h30). A conferência de encerramento será realizada pela escritora e historiadora angolana Ana Paula Tavares (30/07, sexta-feira, às 16h30). A programação completa e todas as informações podem ser acessadas no site https://www.fg2021.eventos.dype.com.br/programacao.