Início do conteúdo

Seminário do Pibid reúne participantes de 12 campi na Restinga


Foram mais de 200 participantes ao longo de dois dias de evento, entre bolsistas, estudantes e servidores do Instituto, além de professores de escolas parceiras. 

Pela primeira vez presencial, foi realizado na sexta e sábado, dias 05 e 06 de dezembro de 2025, o Seminário de integração e socialização de experiências do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). 

O encontro ocorreu no Campus Restinga e contou com a participação de outros 11 campi da instituição: Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Sertão e Vacaria. Foram 192 bolsistas de iniciação à docência, 24 supervisores (professores de escolas públicas) e 22 coordenadores de área (professores das licenciaturas do Instituto) envolvidos.

Trocas sobre o programa 

O evento contou, no primeiro dia, com apresentações de projetos desenvolvidos nos campi, voltadas à socialização de experiências e à reflexão sobre o papel do Pibid na formação inicial de professores, além da exibição de vídeos produzidos pelos bolsistas  sobre seus campi e escolas. Também foram registradas interações entre participantes, com trocas de ideias e formação de parcerias para trabalhos interdisciplinares e intercâmbios. 

Já no segundo dia, houve falas do Reitor Júlio Xandro Heck e do pró-reitor de Ensino do Fábio Marçal, acerca das licenciaturas e da abertura ao diálogo sobre demandas apresentadas, seguidas pela participação da coordenadora do programa Mariana Lima Duro e do professor Alexander Cunha da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), que trataram de aspectos da formação e valorização docente. 

A programação incluiu também dois momentos culturais, com apresentação de coral do Campus Restinga e o espetáculo Contos, Cordas e Cantos

Objetivos alcançados 

Para a coordenadora do Programa no IFRS, Mariana Lima Duro, o encontro atendeu às expectativas ao proporcionar um espaço para apresentação de trabalhos, socialização de experiências e reflexão sobre o papel do Pibid na formação inicial de professores. Ela destaca ainda que o evento permitiu conhecer melhor os diferentes campi e escolas por meio de vídeos produzidos pelos pibidianos e finaliza com a vontade de novas edições do evento. 

Além de Mariana, fazem parte da organização, Dania Pinto Gonçalves, Jaqueline Molon, Henri Luiz Ficha e Itaise Moretti de Lima. 

 

 

Sobre o Pibid

O Pibid é um Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, o qual tem como objetivo inserir os licenciandos no cotidiano escolar, incentivando a formação de professores em nível superior. 

 

Fim do conteúdo