Periódicos
Revista Viver IFRS publica sexto número
Com o tema central “ações afirmativas”, a revista de extensão Viver IFRS publicou seu sexto número. São 25 relatos de experiência e uma matéria. Confira.
Conheça os relatos de experiência desta edição
Doze horas pela Vida – Elisabete Bongalhardo Acosta, Simone A. Spotorno Marchand
Criatividade em ação com música autoral, IFRS e comunidade – Nicholas Fonseca, Camila Ângela Mugnol
Apicultura no município de Ibirubá e região em 2017 – Renata Porto Alegre Garcia, Letícia Guadagnin Vogel, Renan Peruzzo, Talita Vieira Broca, Aline Franken Deutsch, Gabriel Braatz da Rosa, Oneide Ernesto Kumm
Sabão Ecológico: desenvolvimento de uma metodologia simples para ser replicada – Natália Vogel, Cínthia Gabriely Zimmer
O lúdico e a Matemática em ações educativas na região do Alto Uruguai – Marlova Elizabete Balke, Evandro Mattos
Musicalização socioeducativa no Litoral Norte gaúcho: construção de um espetáculo artístico-músico-vocal Afro-Indígena – Leonardo Pereira dos Santos, Agnes Schmeling
Oficinas como ferramentas de adequação das práticas produtivas no Litoral Norte Gaúcho – Flávia Santos Twardowski Pinto, Maria Eduarda Santos de Almeida, João Vitor Kingeski Ferri
“BiblioFreez”, vamos “leiturar” a vida! – Maria Inês Varela Paim
Aproximando campus e comunidade através da informática – Leonardo Vianna do Nascimento
Relato de experiência: reciclagem de resíduos orgânicos através da vermicompostagem – Sidnei Dal Agnol, Glaucia Martofel, Marlova Elizabete Balke
Práticas para melhorias da qualidade e higiene do leite – Darlan Teilor Dirings Cesca, Carla Verônica Vasconcellos Diefenbach
5ª Feira de Trocas Solidárias: relações econômicas e sociais sob outros prismas – Helen Scorsatto Ortiz
Educação Financeira: Uma proposta de organização, reflexão e ação para alunos do Ensino Fundamental – Marsoé Cristina Dahlke, Cibele Luisa Peter
Música na escola: práticas e reflexões em educação musical além dos muros do IFRS – Natália da Silva Wouters
O Curso Técnico em Biblioteconomia e a Acessibilidade através da Leitura e da Literatura no Encontro Estadual de Leitura Inclusiva no IFRS-Campus POA – Lizandra Brasil Estabel, Magali Lippert, Natália Moraes de Mello Moraga
Caminhos do alimento: os rumos entre o solo e o prato – Aline Hentz, Itapuã Rosa Cardoso, Matheus da Silva Peixoto
Os desafios da pesquisa nas escolas e o papel dos eventos científicos na formação dos jovens pesquisadores – Giseli Menegat, Maira Gazzi Manfro, Alexandra de Souza Fonseca
Escrita e Cidadania: uma busca pela autoria nas produções textuais – Julia Ferri Pinto, Luana Silva Garcia, Maite Moraes Gil
Elaboração de materiais didáticos lúdicos para aulas de química no 1º ano do ensino médio – Aline Grunewald Nichele, Kênya Silva dos Santos Moraes, Leonara Patrícia Dall’Onder
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência IFRS: Projeto desenvolvido entre 2014 e 2018 – Andréia Modrzejewski Zucolotto, Jader da Silva Netto
Ações de iniciação à docência (PIBID): as primeiras experiências no ensino de Matemática – Giseli Verginia Sonego, Sandra Denise Stroschein, Raiane Jacqueline Conci, Taís Amanda Giovanella Becker
Pibid-IFRS: Contexto e ações do subprojeto Licenciatura em Ciências da Natureza – Aline Grunewald Nichele, Andréia Modrzejewski Zucolotto, Cassiano Pamplona Lisboa, Márcia Bündchen
Experiência pedagógica e jogos matemáticos desenvolvidos em Escolas Públicas de Ensino Fundamental de Ibirubá através do PIBID – Ramone Tramontini, Mônica Giacomini, Daniela Prediger, Luis Carlos Bervian, Angélica Reichert, Cibele Luisa Peter, Keila Daniela Garmatz, Liliane Da Nunciação, Maiara Aparecida De Freitas Plentz, Sara Luana Dietrich, Simone Bohrz Benini
Experiência pedagógica e atividades desenvolvidas em Escolas Públicas de Ensino Médio de Ibirubá através do PIBID/Matemática – Ramone Tramontini, Mônica Giacomini, Daniela Prediger, Elisabeth Karst, Andrini de Souza Godoy, Cláudia Emanuelle Busch dos Santos, Djenifer de Fatima Roque, Gabrielli Veiga, Ivanise Oppelt, Marisa Nicolodi, Pâmela Estefane Nunes, Stéfani das Chagas Falcade
Relato de experiência no PIBID: estudo das plantas angiospermas em escola pública no município de Porto Alegre – Aline Grunewald Nichele, Letícia Prá, Raquel Beatriz Callegari Pacheco