Geral
Revista #Tear publica novo volume com dossiê sobre Educação e Tecnologia
A #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia publicou seu volume 7, número 1 (2018), com o dossiê “Educação e Tecnologia”. A edição está disponível no portal de periódicos. Confira abaixo o sumário da publicação.
Dossiê
Aprendizagem baseada em projetos: contribuições das tecnologias digitais – Diego de Oliveira Silva, Juscileide Braga Castro, Gilvandenys Leite Sales
Ciberaula e nativos digitais: uma experiência de educação a distância na educação básica – Aloirmar José da Silva, José Washington de Morais Medeiros, Marckson Roberto de Sousa
Do start ao game over: analisando narrativas de aprendizagem de inglês com jogos eletrônicos – Keila Mendes Santos, Cleide Jane de Sá Araújo Costa
Entrelaçando documentos oficiais da educação e o NMC Horizon Report – 2016 Higher Education Edition: Um olhar oportuno à formação de professores de Física – Marcos Gervânio de Azevedo Melo, Marcos Cesar Danhoni Neves, Sani de Carvalho Rutz da Silva
Memória, tecnologia e aprendizagem: investigações em uma intervenção pedagógica – Aline Marcelino dos Santos Silva, Fermín Alfredo Tang Montané
Modificações no processo de aprendizagem com a inserção de tecnologias digitais na educação – Roniele Belusso, Débora Peruchin
Tecnologia, educação e educação tecnológica: heranças e endereçamentos – Joice Yuko Obata, Luciane Ferreira Mocrosky, Marco Aurélio Kalinke
Uma proposta interdisciplinar para o desenvolvimento de aplicativos de matemática financeira em um curso de graduação em Engenharia Elétrica – Ana Paula de Andrade Janz Elias, Marcelo Souza Motta, Fabiana Roberta Gonçalves e Silva Hussein
Seção Livre
A epistemologia na didática da matemática em completude com a tecnologia – Maria Helena de Andrade, Rannyelly Rodrigues de Oliveira, Raphael Alves Feitosa
Consumo e descarte de resíduos alimentares em um bairro do município de Caxias do Sul/RS – Marcelo Zaro, Rejane Margarete Schaefer Kalsing, Heloísa Theodoro
Diferentes olhares sobre as práticas pedagógicas na Licenciatura em Química: um estudo de caso – Carlos Ventura Fonseca, Flávia Maria Teixeira dos Santos
Institucionalização e limites da avaliação por pares no CNPq (1951 –2015) – Anderson Cleiton Fernandes Leite, Ivan Rocha Neto
Juventude e reinserção escolar: significados sobre o ser jovem – Vanessa Petró
Mulheres na ciência: um estudo da presença feminina no contexto internacional – Josefa Martins da Conceição, Maria do Rocio Fontoura Teixeira
Representações do conceito de Ecologia: análise de livros didáticos e concepção de alunos de Ciências Biológicas – Liduina Lima Pires Barbosa, Andréa Pereira Silveira
Trabalho e educação no pensamento (neo)liberal e histórico-crítico: fundamentos para pensar a reforma curricular no ensino médio – Carlos Soares Barbosa
Uma experiência de Geometria Plana com Tecnologias no ensino básico: um olhar a partir da Teoria de Van Hiele – Rodrigo Sychocki da Silva, Rose Grochot Gayeski
Resenhas
O estágio e as práticas em contextos profissionais na formação universitária – Miriam Ferrazza Heck
Espaço Plural
A obra O mercador de Veneza: problematização e discurso no ensino médio – Noemi Sutil, Igo Levir Souza Rabelo, Louise Sarris Schmitz
Educação ambiental, sustentabilidade e reciclagem: relato de uma experiência pedagógica realizada com alunos do ensino fundamental – Natália Lampert Batista, Ângela Renata Kraisig, Luccianne Guedes da Luz Martins
Jogo educacional digital: Alfabetização na sala de recursos multifuncionais – Regina da Silva Lima, Márcia Hafele Islabão Franco, Silvia de Castro Bertagnolli
Projeto piloto de formação no ambiente virtual de aprendizagem MOODLE Didático IFRS: conhecendo os objetos de aprendizagem – Kátia Martins Soares, Regina da Silva Lima, Marcelo Augusto Rauh Schmitt
Seleção de tecnologias digitais para a gerência de projetos em disciplinas de projeto integrado – Danilo Almeida Felipe, Tânia Saraiva de Melo Pinheiro
Tecnologias móveis e educação: uma rede centrada na aprendizagem – Caroline Birnfeldt, Carine Bueira Loureiro
Submissão de trabalhos
O volume 7 -número 2 (2018) da #Tear está com chamada aberta, até o dia 31 de agosto de 2018, para submissão de artigos científicos inéditos. O tema do dossiê da edição será “Ensino de Ciências”. Saiba mais no site da revista.
Sobre a #Tear
A #Tear é uma publicação científica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), de responsabilidade do Projeto de Pesquisa Leitura em Rede (IFRS; Probiti/Fapergs). Mais informações podem ser obtidas no portal de periódicos.