Geral
Revista #Tear publica nova edição
A #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia do IFRS divulgou a publicação do volume 9, número 2 (2020), cujo dossiê é intitulado “Estudos Indígenas e Educação”. Os estudos ameríndios e os diferentes níveis e modalidades de ensino, como educação básica, educação superior, educação bilíngue, universidades interculturais, licenciaturas diferenciadas, entre outras formas do campo da Educação Indígena, têm ganhado expressão, nas últimas décadas, nas Américas Latina e Caribenha. O dossiê tem o objetivo, de reafirmar o compromisso com os estudos das diferentes concepções de educação e culturas indígenas, investigando o ensino intercultural e suas configurações políticas, a fim de explorar novas possibilidades de estudos.
A edição está disponível no site da revista.
Conheça o sumário da edição:
Seção Livre
-
A educação ambiental crítica e significativa para um mundo complexo: uma análise teórica
-
A pesquisa-ação como articuladora das práticas pedagógicas de professores do ensino fundamental
-
Atividade didática a partir da temática serpentes: um desafio para a formação inicial de pedagogos
-
Contribuições das redes sociais da internet para o ensino de ciências
-
Cultura e identidade na política pública municipal de Paragominas – Pará
-
Ensinar e aprender ciências: processos dialeticamente mediados pelas interações em aula
-
La enseñanza de las ciencias desde el enfoque CTSA en el sector provincial colombiano
-
O Projeto Alvorada no Instituto Federal de Goiás: ressocialização de egressos do sistema prisional
-
Programa de acompanhamento de egressos da RFEPCT: uma proposta inicial
-
Tecnologias digitais (TD) aplicadas na gestão escolar Para promover a formação docente
-
Uma breve história da tecnologia na Escola da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina
Espaço Plural
-
A educação física do ensino médio integrado: uma revisão das publicações científicas no Brasil
-
Ensino de química em um curso técnico em Eletrotécnica: percepções e reflexões sobre a integração
-
Sobre o lugar da filosofia no ensino médio e na educação científica
Sobre o periódico:
#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia é um periódico de acesso livre do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com publicação semestral. Seu propósito é divulgar a produção científica de pesquisadores brasileiros e estrangeiros, propiciando um diálogo entre os diferentes campos da educação, em suas relações com a ciência e a tecnologia. Publica artigos científicos, resenhas, relatos de experiência pedagógica, entre outras contribuições acadêmicas, em Português, Inglês e Espanhol.