Institucional
Revista Tear lança nova edição
A #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia lançou o volume 14, número 1. A edição tem como tema central “Educação e feminismos: disputas e desafios no contexto neoliberal” e foi organizada pelas professoras Paola Bonavitta (Universidad Nacional de Córdoba) e Florencia María Paez (Centro de Investigaciones y Estudios Sobre Cultura y Sociedad).
O periódico tem publicação semestral e é uma parceria entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Publica artigos científicos, resenhas, relatos de experiência pedagógica, entre outras contribuições acadêmicas, propiciando um diálogo entre os diferentes campos da educação em suas relações com a ciência e a tecnologia.
A chamada de trabalhos para o próximo número já está aberta. Intitulado Tradução e ensino: perspectivas interdisciplinares, o número 2 do volume 14 recebe contribuições até 31 de agosto de 2025.
Confira os textos da edição atual da #Tear:
- Falta educação financeira? Do discurso que desconsidera precarizações e expropriações às perspectivas contra-hegemônicas – Ines Hennigen
- Mulheres letradas no século XVIII: literatura, feminismo e educação através da ficção histórica Carta à rainha louca, de Maria Valéria Rezende – Daniela de Campos, Maria Cláudia Moraes Leite
- Notas sobre curadoria literária e ensino: lugares de fala, leitura e empoderamento feminino – Cimara Valim de Melo, Gláucia da Silva Henge
- O lugar de fala das acadêmicas mulheres não frequentes de um curso de licenciatura: análise à luz do pensamento feminista – Márcia Adriana Rosmann, Rafael Arenhaldt, Maria Elly Herz Genro, Jaime José Zitkoski
- Os movimentos das mulheres originárias no contexto neoliberal: a contribuição da literatura ao feminismo indígena – Rosangela Faustino, Danilo Mello Campasa
- Reflexões acerca das relações de gênero no mundo do vinho: a presença feminina no Curso Técnico em Viticultura e Enologia de Bento Gonçalves/RS (1962-2023) – Caroline Cataneo
- Educação profissional e tecnológica em tempos neoliberais: um olhar sobre a produção científica de mestrados profissionais em Institutos Federais – Daniel Santana de Souza, Marcus Eduardo Maciel Ribeiro, Luciano Nascimento Corsino
- Interatividade e aprendizado: o equipamento “problema da cestinha” na educação não formal – Osmar Henrique Moura Silva, Kátia da Silva Oliveira dos Santos, Carlos Eduardo Laburú, Sérgio Camargo
- Jogo “trilha polinizando conhecimentos” como recurso didático para a educação ambiental – Franciny da Silva Santos, Christyan Lemos Bergamaschi, Isabel de Conte Carvalho de Alencar, Antonio Donizetti Sgarbi
- Memoriais de formação na Licenciatura em Química: oportunidade para revisitar, refletir e transformar os sentidos da docência – Carlos Ventura Fonseca
- Unindo aprendizagem significativa e metacognição para o ensino de Engenharia – Everton Farina, Maria Cecília Pereira Santarosa, Cleci Teresinha Werner da Rosa
- Tecnologias digitais e educação: um olhar crítico e reflexivo – Angela Maria dos Santos Rufino
- A tecnologia no apoio ao ensino da História e da cultura afro-brasileira: uma aplicação para o ensino sobre os territórios quilombolas – Márcia Häfele Islabão Franco, Daniel Fernando da Silva Oliveira
- Ciência e pesquisa como princípios educativos no ensino médio integrado: estudo de práticas documentais – Angélica Barros Silva, Rivadavia Porto Cavalcante, Marcelo Rythowem, Weimar Silva Castilho
- Formação docente em STEAM e Design Thinking: um relato de experiência – Marie Christine Julie Mascarenhas Fabre, Vanuza Rodrigues de Oliveira, Silvia de Castro Bertagnolli
- Perspectiva dos gestores sobre laboratórios maker da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica – Ana Cláudia Ferreira Longo Moraes, Fabiana Chagas de Andrade, Úrsula Gomes Rosa Maruyama
- Possibilidades de uso da inteligência artificial na educação matemática: criação de prompt para a interpretação de enunciados – Letícia Carla de Carvalho, Anne Maiara Seidel Luciano, Érica Oliveira dos Santos, Marco Aurélio Kalinke
- Violências raciais e de gênero em textos literários de autoria feminina negra: uma análise dos contos de Conceição Evaristo – Arlinda Santana santos, Débora Paim Santos
- A geração ansiosa: as contribuições de um best-seller para a reflexão crítica em torno da educação na contemporaneidade – Daniê Regina Mikolaiczik, Mateus Lorenzon