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Repositório de Tecnologia Assistiva no Contexto Educacional é lançado para apoiar estudantes com deficiência em instituições da Rede Federal


Página inicial do RETACE com barra de busca para recursos de tecnologia assistiva e opções de busca rápida por categorias.

Para suprir a falta de conhecimentos, ferramentas, serviços, metodologias e estratégias que apoiem pessoas com deficiência a realizar atividades com mais autonomia, inclusão e qualidade de vida nas instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPCT) foi criado o Repositório de Tecnologia Assistiva no Contexto Educacional (Retace).

A plataforma gratuita é inédita e foi idealizada durante o projeto do Centro de Referência em Tecnologia Assistiva (CRTA), com coordenação da professora Andréa Sonza e realizado em parceria entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) e a Secretária de Educação Profissional Tecnológica (Setec/MEC) entre os anos 2018 e 2021. Após o encerramento do projeto, a equipe de servidores e bolsistas do Centro Tecnológico de Acessibilidade (CTA) do IFRS trabalhou nos requisitos, design e implementação do repositório, finalizada ainda no mês de agosto.

O lançamento ocorreu na quarta-feira, 20 de agosto de 2025, durante a reunião do Colégio de Dirigentes do IFRS no Campus Porto Alegre. O Retace visa promover mais independência aos estudantes ao longo de todo o seu percurso educacional.  Ele funciona como um espaço no qual profissionais que trabalham com pessoas que possuem alguma deficiência podem encontrar soluções e recursos para apoiar seus alunos.

 

Funcionamento

O repositório reúne informações e recursos de Tecnologia Assistiva (TA). A plataforma busca ampliar o acesso a materiais pedagógicos acessíveis, oferecer orientações práticas para confecção e uso, disponibilizar cursos e materiais de apoio, reunir referências seguras para produção ou aquisição de recursos, além de estimular a colaboração entre instituições.

Pessoas participam de reunião em sala, com notebooks sobre a mesa e apresentação projetada na parede ao fundo.

Lael apresentando o Retace em reunião do Colégio de Dirigentes

Lael Nervis, técnico em tecnologia da informação no CTA, participou do desenvolvimento e apresentou a plataforma:  “O  Retace é mais um passo que mostra como o IFRS é referência nacional no trabalho com tecnologia assistiva e acessibilidade”. Segundo ele, a ideia é continuar a divulgação para que profissionais pesquisadores na área e outras instituições possam contribuir e ampliar o número de itens cadastrados. 

 

Recursos disponíveis

Atualmente, o espaço conta com mais de 80 recursos cadastrados. Oferece mecanismos de busca com filtros, espaço para avaliação dos materiais e uma área dedicada a cursos on-line, abertos e gratuitos sobre tecnologia assistiva. Também está disponível um formulário para que pessoas ou instituições de todo o país enviem novos recursos, que passam por curadoria do CTA.

O repositório organiza instruções para confecção, uso e acesso a diferentes tipos de recursos, incluindo opções gratuitas, de baixo custo (como arquivos para impressão 3D e corte a laser) e comerciais. Entre os materiais disponíveis estão manuais e vídeos, todos acompanhados de descrições e orientações de uso. Há também links para cursos do IFRS e publicações acadêmicas, apoiando a formação de professores, técnicos e demais profissionais da área.

“Muitas vezes as instituições não sabem que já existem recursos de tecnologia assistiva gratuitos. Outros podem ser desenvolvidos ou adaptados a baixo custo dentro das próprias instituições. O que ainda falta é conhecimento sobre as possibilidades. Por isso, é relevante um espaço como o Retace, que reúne informações, ferramentas, cursos e publicações.”, explica Bruna Poletto Salton, coordenadora do CTA.  Bruna aponta que para a plataforma se consolidar, é necessário que pessoas, instituições e empresas contribuam.

 

Desenvolvimento da plataforma

A plataforma foi desenvolvida para ser acessível a todos, com interface compatível com leitores de tela, vídeos legendados e linguagem acessível. Seguiu as Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web e a norma ABNT NBR 17225, permitindo que qualquer pessoa interessada pelo assunto, incluindo pessoas com deficiência, possam utilizar.

 

Sobre o CTA

O Centro Tecnológico de Acessibilidade do IFRS  tem por finalidade propor, orientar e executar ações para a promoção da acessibilidade na instituição em todas as suas dimensões: arquitetônica, instrumental, comunicacional, programática, metodológica e atitudinal. Além disso, estende sua atuação à comunidade externa, por meio de projetos, convênios e parcerias com outras instituições.

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