Geral
Relatos da enchente de maio de 2024 são reunidos em livro
A obra foi publicada pelo IFRS e está disponível no formato digital para acesso gratuito. São 32 narrativas de servidores, estudantes e da comunidade externa sobre vivências e reflexões a respeito da pior catástrofe climática do Rio Grande do Sul
Está disponível para acesso gratuito o livro “Relatos da enchente de maio de 2024: Memórias da catástrofe climática que atingiu o Rio Grande do Sul”. A obra é composta por 32 narrativas de servidores e estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) e também de pessoas da comunidade externa e tem 215 páginas. Os textos foram selecionados por uma comissão de avaliadores da qual fizeram parte servidores dos Institutos Federais do sul do país.
O livro tem como objetivo preservar a memória e transmitir um pouco do que foi vivenciado em maio de 2024, momento em que o Rio Grande do Sul (RS) passou pela pior catástrofe climática de sua história, com chuvas intensas que provocaram deslizamentos e alagamentos, trazendo riscos e prejuízos. A catástrofe também afetou diretamente a comunidade acadêmica e a estrutura dos campi do IFRS, que enfrentaram esses momentos difíceis com ações de solidariedade e resiliência.
O periódico tem organização das Pró-reitorias de Ensino (Proen); Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Proppi); e de Extensão (Proex) do IFRS, com colaboração de avaliadores dos Institutos Federais (IFs) gaúchos, de Santa Catarina e do Paraná.