Conif promove ação no Congresso pelo orçamento da Rede Federal

Os dirigentes dos Institutos Federais, Cefets e do Colégio Pedro II realizaram, na quarta-feira, 10 de julho de 2024, uma mobilização na Câmara dos Deputados em busca de recomposição orçamentária para as instituições em 2025. A iniciativa no Parlamento foi coordenada pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). A entidade estima que a Rede Federal necessite de R$ 4,7 bilhões para garantir o funcionamento no próximo ano. Essa foi a terceira edição consecutiva da mobilização, denominada Marcha dos Reitores por Mais Orçamento na Rede Federal EPCT.

De acordo com levantamento realizado pelo Fórum de Planejamento do Conif (Forplan), as instituições vinculadas ao Conselho dispunham de um orçamento de R$ 3,6 bilhões em 2015. Neste ano, o montante destinado ao custeio de manutenção, limpeza, energia e pagamento de terceirizados foi de R$ 2,5 bilhões. No mesmo período, a quantidade de matrículas em cursos presenciais aumentou de 512 mil para 857 mil. O número de unidades acadêmicas nas instituições também cresceu: em 2015, eram 528; atualmente, são 633, com a expectativa de o governo federal inaugurar mais cem unidades até 2027.

Assistência Estudantil

Um ponto considerado fundamental pelos conselheiros do Conif durante a mobilização no Parlamento é o aumento do orçamento destinado à assistência estudantil, especialmente ao valor investido em alimentação escolar. De acordo com o Conif, a Rede Federal hoje necessita de R$ 1,1 bilhão para atender à demanda de alimentação dos estudantes matriculados. O orçamento do Programa Nacional de Alimentação Escolar destinado à Rede Federal em 2024 foi de R$ 55 milhões e deve beneficiar quase 357 mil estudantes em todo o país.

Confira a matéria na íntegra no portal.conif.org.br

Texto: Diretoria de Comunicação do Conif, com edição da Comunicação do IFRS
Fotos: Moacir Evangelista/Conif