Início do conteúdo

Reitor do IFRS toma posse como presidente do Conif em 4 de fevereiro


Solenidade reúne lideranças estudantis, dirigentes da Rede Federal e autoridades da área da educação

Está marcada para o dia 4 de fevereiro a posse da nova presidência do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). O reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Júlio Xandro Heck, assumirá a presidência do colegiado em 2026. A solenidade ocorrerá às 19h, no auditório do Campus Brasília do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB).

Também tomam posse as reitoras Veruska Machado, do IFB, que ficará à frente da vice- presidência de Relações Institucionais, e Nilra Filgueira, do Instituto Federal de Roraima (IFRR), que assumirá a vice-presidência de Assuntos Acadêmicos. A vice-presidência de Gestão de Pessoas será ocupada pelo reitor do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), Rafael Bastos, enquanto o reitor do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), José Carlos de Sá, assumirá a vice-presidência de Administração.

Os dirigentes foram eleitos pela chapa “Convergir”, cujo slogan é “Rede Federal: Patrimônio Nacional em Defesa da Democracia”. Segundo o documento de apresentação da chapa, o projeto é baseado na construção coletiva em rede e visa consolidar a missão da Rede Federal, assim como os valores democráticos que norteiam suas ações.

Durante a cerimônia, também será empossado o novo Conselho Fiscal do Conif, composto por três membros titulares e três suplentes, escolhidos entre os dirigentes do colegiado para um mandato de um ano, com possibilidade de recondução. Compete ao Conselho Fiscal examinar, a qualquer tempo, os documentos fiscais e contábeis da Presidência, devendo emitir ao menos um parecer anual obrigatório para apreciação e deliberação do plenário do Conif.

O evento contará com a presença de dirigentes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, representantes de movimentos estudantis, do Governo Federal, de embaixadas, parlamentares e outras autoridades ligadas à área da Educação.

Reitor do IFRS é eleito presidente do Conif para a gestão 2026

Sobre o Conif

O Conif é uma instância de discussão, proposição e promoção de políticas de desenvolvimento da formação profissional e tecnológica, pesquisa e inovação. Atua no debate e na defesa da educação pública, gratuita e de excelência. Tem como objetivos a valorização, o fortalecimento e a consolidação das 41 instituições congregadas (38 Institutos Federais, dois Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e o Colégio Pedro II) que, juntas, contabilizam mais de 600 unidades em todo o Brasil.

Responsável por dar suporte, orientar e respaldar a Rede, o Conselho trabalha por melhorias em infraestrutura e condições de trabalho para os servidores, bem como promover ações estratégicas para fortalecer a internacionalização das instituições, a partir do estreitamento de relações com outros países e da consolidação de cooperações técnicas. Desenvolve estudos e projetos, por meio de congressos, conferências, seminários e encontros; incentiva o intercâmbio de informações e experiências na Rede e também com instituições de ensino, pesquisa e extensão, entidades culturais, científicas e tecnológicas nacionais e estrangeiras; executa articulações com os diversos entes públicos e a sociedade civil organizada.

Acesse o site do Conif

Texto: Diretoria de Comunicação do Conif, com edição do Departamento de Comunicação do IFRS

Fim do conteúdo