Reitor do IFRS participa de reunião com o presidente Lula em Brasília

Reitores das instituições federais de ensino juntos em foto.

Os reitores dos IFs e UFs do RS, em Brasília

Nesta quinta-feira, dia 19 de janeiro de 2023, o Reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck, participou de uma reunião com o presidente Lula e o ministro da Educação, Camilo Santana, em Brasília. Foram convidados para o encontro todos os Reitores dos Institutos e Universidades Federais do Brasil.

Na ocasião, o presidente garantiu a autonomia das instituições tanto para a administração do orçamento quanto para manter a decisão da comunidade acadêmica nas eleições para Reitores. Já o ministro firmou alguns compromissos, como:

– Um novo Plano Nacional de Educação (PNE);

– A criação do Sistema Nacional de Educação (SNE);

– Retomada das obras paralisadas;

– Reajuste das bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Reitores da instituições federais do rio grande do Sul sentados juntos em uma mesa.

Os reitores gaúchos que estiveram presentes na reunião

Júlio destacou que, em cinco anos enquanto reitor, essa foi a primeira vez que participou de uma reunião desse tipo e a importância de ter um presidente da República e um ministro que conversem com os reitores. “Que ouçam e compartilhem o que pensam para que as instituições e seus gestores ajudem o país a resolver seus problemas”.

Quanto às expectativas, Heck comenta que foram plenamente atendidas “De que fosse uma fala de esperança, com bastante diálogo, de quem precisa de ajuda, mas também tem cobranças a fazer às instituições”. Segundo o reitor, o presidente disse que vai dar o apoio necessário através de orçamento, código de vagas e que serão feitas discussões conjuntas: “O que é bem importante para que possamos construir as políticas públicas em parceria entre o governo federal e os reitores. Espero que tudo isso possa se converter em ações, projetos, programas, no devido reconhecimento às nossas instituições e que também possamos cumprir o nosso dever de ajudar o estado brasileiro a resolver os seus problemas”, conclui.

A promessa é de que, reuniões como esta ocorram anualmente.