Reitor do IFRS compõe a presidência do Conif empossada dia 05 de março em Brasília

Foto: Moacir Evangelista/Conif

Na terça-feira, 05 de março de 2024, a nova presidência do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) foi empossada em Brasília/DF. O evento contou com transmissão ao vivo pelo canal do Conif no YouTube.

Estiveram reunidos dirigentes da Rede Federal, parlamentares, representantes do Governo Federal e outras pessoas ligadas à área da Educação. A posse da nova presidência também marcou o início das comemorações pelos 15 anos do Conif, que serão celebrados no dia 23 de março.

Confira a composição da presidência do Conif 2024

• Júlio Xandro Heck (IFRS) – vice-presidente de Assuntos Acadêmicos;
  • Elias Monteiro (IF Goiano) – presidente;
  • Carlos Guedes (IFAL) –  vice-presidente de Relações Parlamentares;
  • Jaime Cavalcante (IFAM) – vice-presidente de Administração;
  • Rafael Almada (IFRJ) – vice-presidente de Relações Institucionais.

A consolidação como desafio

Para o reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck, agora vice-presidente de Assuntos Acadêmicos, dentre os principais desafios dessa gestão estão a consolidação das unidades dos institutos federais, do ponto de vista da infraestrutura – construção de laboratórios, salas de aula, espaços de alimentação –, e também o aumento e valorização do quadro de pessoal, o que inclui professores e técnicos.

Júlio reforçou ainda que a pauta relacionada à criação e consolidação de novas políticas para o atendimento educacional especializado está entre as prioridades da nova diretoria. “A nossa Rede Federal se notabilizou e ficou reconhecida pela sua capacidade e eficiência no atendimento de estudantes com necessidades educacionais especiais. Mas, evidentemente, isso tem um custo elevado, porque implica na contratação de profissionais especializados e, infelizmente, os recursos financeiros para essa contratação foram reduzidos nos últimos anos e a demanda tem aumentado. Então, sem dúvida, essa deve e precisa ser uma pauta que será tratada com cuidado e carinho ao longo deste ano”, destacou.

Com informações da Assessoria de Comunicação Conif