Reitor do IFRS compõe a diretoria do Conif eleita para o ano de 2024

Reitor do IFRS Júlio Xandro Heck em meio aos demais representantes da chapa do CONIF.

Foto: Moacir Evangelista/Conif

O pleno do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) elegeu Elias de Pádua Monteiro, reitor do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), para a presidência do colegiado em 2024. A votação ocorreu terça-feira, 30 de janeiro de 2024, durante a 130ª Reunião Ordinária do Conselho, em Brasília/DF. A eleição teve chapa única e contabilizou 27 votos válidos, sendo 22 a favor, cinco em branco e nove ausências.

O reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Júlio Xandro Heck, faz parte da chapa eleita enquanto vice-presidente de Assuntos Acadêmicos. Os demais componentes são o reitor do IFAL, Carlos Guedes, vice-presidente de Relações Parlamentares; o reitor do IFAM, Jaime Alves, vice-presidente de Administração; e Rafael Almada, reitor do IFRJ, vice-presidente de Relações Institucionais.

A posse da nova gestão está prevista para março, durante a 131ª reunião do colegiado, em Brasília. A solenidade será presencial e terá transmissão ao vivo pelo canal do Conif no YouTube.

Pautas em destaque

Elias Monteiro destacou durante a apresentação do plano de trabalho da nova presidência as pautas que devem nortear a gestão, como a consolidação do Planejamento Estratégico da Rede Federal e a recomposição orçamentária das instituições. “É um grande desafio exercer essa liderança. Vamos batalhar por um orçamento digno da Rede Federal para continuarmos a oferecer educação pública, gratuita e de qualidade”, destacou o presidente eleito.

Para o reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck, “Fazer parte da diretoria do Conif é uma honra e uma responsabilidade, pois representamos não apenas o Conselho, mas toda a Rede Federal. Particularmente, meu compromisso principal é com a defesa inegociável dos princípios que nos constituem e que nos transformaram em instituições tão importantes para a sociedade brasileira”.

Sobre o Conif

Criado em 24 de março de 2009, o Conif tem como objetivos a valorização, o fortalecimento e a consolidação dos 38 institutos federais, dois centros federais de educação tecnológica (Cefets) e o Colégio Pedro II, totalizando 630 unidades em todo o país.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Conif