Reforço na preparação para o Enem: IFRS oferta cursos online gratuitos de Física do Ensino Médio

Os estudantes que estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem contar com um reforço. Os cursos a distância “Física para o Enem” são ofertados gratuitamente pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Os alunos têm acesso a videoaulas e materiais de apoio como apostilas, testes e fichas-resumo de revisão abordando conteúdos de Física do Ensino Médio, além de simulados avaliativos.

O Física para o Enem é dividido em três cursos. O “Parte 1” aborda cinemática, dinâmica, estática e gravitação, em 30 horas-aula. A segunda parte, com 25 horas de curso, trata de hidrostática, ondas, óptica e termologia. A parte três é voltada para temas de eletrostática, eletrodinâmica, eletromagnetismo e física moderna.

As inscrições são feitas pelo próprio estudante diretamente no ambiente virtual. Para se inscrever é preciso ter CPF próprio e conta de e-mail. E o certificado é emitido digitalmente pelo estudante quando aprovado no curso. Mais informações podem ser encontradas nos endereços eletrônicos moodle.ifrs.edu.br ou ead.ifrs.edu.br.

Enem 2019 – As provas do Enem 2019 serão realizadas em dois domingos, 3 e 10 de novembro de 2019. São 10.133 locais de aplicação do Enem, em 1.727 municípios brasileiros. O Enem avalia o desempenho do estudante e viabiliza o acesso à educação superior. Para saber mais, acesse a página do Inep.

O IFRS e o Enem  A nota do Enem é uma das formas de concorrer no Processo Seletivo de estudantes do IFRS para cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio e para cursos superiores. Acompanhe as novidades no site de ingresso.

Sobre os cursos EaD do IFRS – os cursos EaD do IFRS são gratuitos e com conteúdos online. Qualquer pessoa pode participar (não é necessário ser aluno do IFRS), e as aulas têm flexibilidade para que o aluno curse no horário que tem disponível. Os interessados podem se inscrever e já iniciar as aulas.

Além de “Física para o Enem”, o IFRS oferece diversas opções de cursos de extensão (para complementar conhecimentos) EaD, nas áreas ambiente e saúde, ciências exatas, educação, gestão e negócios, idiomas, informática, produção alimentícia, recursos naturais, turismo e hospitalidade. Oferta também o Pré-IFRS, voltado aos que querem se preparar para o processo seletivo de ingresso nos cursos técnicos e superiores do IFRS.

No total, são 80 cursos, com  cargas-horárias que vão de 4 a 90 horas. As inscrições são feitas pelo próprio estudante diretamente no ambiente virtual (moodle.ifrs.edu.br). Para se inscrever é preciso ter CPF próprio e conta de e-mail. Os interessados devem ficar atentos aos requisitos mínimos de cada curso.

>> Confira os detalhes dos cursos a distância “Física para o Enem”:

Física para o Enem – Parte 1: Cinemática, Dinâmica, Estática e Gravitação

São oferecidas videoaulas de Física e materiais de apoio como apostilas, testes de aula e fichas-resumo de revisão dos conteúdos de Física do Ensino Médio. Ao final de cada unidade, há um simulado avaliativo. O curso é organizado em sete unidades, que abrangem os conteúdos de Mecânica (Cinemática, Dinâmica, Estática e Gravitação).

Duração: 30 horas.

Requisitos: Conhecimentos de Física do Ensino Médio, compreensão de leitura e escuta em língua portuguesa, possuir computador com recursos de áudio e vídeo.

Inscrições: até 31/12/2019 – Conclusão do curso até 31/01/2020.

Física para o Enem – Parte 2: Hidrostática, Ondas, Óptica e Termologia

São oferecidas videoaulas de Física e materiais de apoio como apostilas, testes de aula e fichas-resumo de revisão dos conteúdos de Física do Ensino Médio. Ao final de cada unidade, há um simulado avaliativo. O curso é organizado em sete unidades, que abrangem os conteúdos: Ondas, Termodinâmica e Óptica.

Duração: 25 horas.

Inscrições: até 31/12/2019 – Conclusão do curso até 31/01/2020.

Física para o Enem – Parte 3: Eletricidade e Física Moderna

São oferecidas videoaulas de Física e materiais de apoio como apostilas, testes de aula e fichas-resumo de revisão dos conteúdos de Física do Ensino Médio. Ao final de cada unidade, é ofertado um simulado avaliativo. O curso é organizado em cinco unidades, que abrangem conteúdos de Eletrostática, Eletrodinâmica, Eletromagnetismo e Física Moderna.

Duração: 20 horas.

Inscrições até 31/12/2019 – Conclusão do curso até 31/01/2020.

Saiba mais:

Acesse moodle.ifrs.edu.br  ou o site da Coordenação de Educação a Distância do IFRS: ead.ifrs.edu.br.