Protótipo de carro eficiente do Campus Erechim participa de competição nos Estados Unidos

A DropTeam, equipe formada por estudantes e professores do Campus Erechim do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), está em preparativos para viagem aos Estados Unidos, onde competirá pelo título de carro mais eficiente das Américas movido a gasolina.

No ano passado, durante a etapa nacional da Shell Eco-marathon, ocorrida no Rio de Janeiro, o recorde de 716 quilômetros percorridos com um litro do combustível representou a superação de conquista anterior (543km/l, obtida em 2019) e garantiu sua presença na disputa com outros países do continente americano. A competição ocorre de 03 a 07 de abril, no Indianapolis Motor Speedway, local famoso por receber as corridas da fórmula Indy e da Nascar.

Para a estudante do curso técnico em Logística e capitã da equipe, Laisla Karen Portella, nove anos de experiência e conhecimentos acumulados não são o bastante para a equipe, que fez modificações no protótipo especialmente para concorrer nos Estados Unidos: “A busca por melhorias é contínua. Estudos sempre são feitos buscando a evolução. Como exemplo, cito o estudo e implementação do aquecimento do motor, uma vez que a cidade de Indianápolis é localizada em uma região de clima muito frio e adaptações são necessárias para se obter um excelente desempenho e resultado”, explica.

De olho no futuro

A competição ainda nem aconteceu, mas o orientador do projeto, professor Airton Campanhola Bortoluzzi, já mira no futuro: “A equipe planeja trabalhar com um combustível mais sustentável, então a gente está pesquisando para mudar para biocombustível, no caso álcool. Também queremos produzir um motor próprio, buscando aplicar novas tecnologias e novos materiais para ser mais eficiente e também desenvolver um monocoque (estrutura externa do carro, em forma de concha) em fibra de carbono para melhorar a aerodinâmica, a rigidez estrutural e diminuir o peso”, conta.

Integram ainda a equipe os estudantes Felipe Augusto Salini, Jonas Sachet, Izequiel Balsanelo, Rafael Mataczinski Dlugokinski, Eduardo Cristiano, Isabelli Storti, Fernanda Paulini, João Vitor Vendruscolo Davi e Pablo Antônio Krencinski Farias e os professores Alisson Dalsasso Correa de Souza e José Antonio Sala.

Histórico na competição

O desenvolvimento de um protótipo de carro eficiente por parte da equipe iniciou em 2015, com o objetivo de participar da Shell Eco-marathon no ano seguinte, na qual a equipe terminou sem classificação. Em 2017, conquistou o 3º lugar, com a marca de 240,3 km/l. Em 2018, o 1º lugar na etapa nacional, com 424,9 km/l, garantiu o convite para a Shell Eco-marathon Americas, que ocorreu nos Estados Unidos em 2019 e da qual a equipe saiu com o 3º lugar, com 543 km/l. No mesmo ano, o bicampeonato veio com o resultado de 542 km/l, contudo, devido à pandemia de covid-19, o grupo não participou da etapa das Américas. Em 2022, terminou  a competição sem classificação e, em 2023, obteve o recorde de 716km/l, responsável por assegurar novamente a ida da equipe aos Estados Unidos nos próximos dias.

Sobre a Shell Eco-marathon

A competição de eficiência energética desafia estudantes do mundo todo a construir um protótipo automotivo que economize o máximo de energia, dentro de diversos regramentos. Os veículos devem entrar na pista e percorrer um número de voltas dentro de um tempo estipulado. A partir daí, calcula-se quanto o protótipo economizou de combustível ou eletricidade.

Comunicação do Campus Erechim, editada pela Comunicação da Reitoria