Início do conteúdo

Projetos interativos participam da Semana Nacional da EPT


Projeto Xadrez Gigante estará na Vitrine da Educação Profissional

IFRS terá estande no evento, que ocorre em Brasília de 26 a 28 de novembro, promovido pelo Ministério da Educação.

A 4ª Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica (SNEPT) ocorrerá de 26 a 28 de novembro de 2024, em Brasília, e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) estará presente. Em um estande, a instituição vai apresentar atrações interativas, desenvolvidas por projetos dos campi, além de recursos do Centro Tecnológico de Acessibilidade (CTA). Os materiais buscam despertar o interesse do público para temas e conhecimentos de diferentes áreas. Estudantes bolsistas vão receber o público para compartilhar informações e esclarecer dúvidas. 

O IFRS vai integrar também a “Vitrine da Educação Profissional e Tecnológica”, com o projeto “A construção do Xadrez Gigante nas aulas de Matemática”, do Campus Rio Grande. O trabalho foi um dos cinco selecionados para compor esse espaço do evento, entre projetos de todo o Brasil. Além disso, servidores do Instituto vão ministrar palestras ou participar de mesas-redondas.

Sobre a SNEPT

O evento ocorre anualmente, numa promoção do Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec). Busca promover e valorizar essa modalidade educacional e comemorar o Dia Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, celebrado em 23 de setembro. 

Para esta 4ª edição, foram selecionados mais de 400 projetos de 56 instituições de educação profissional e tecnológica, incluindo as redes federal, estadual e privada, além dos serviços nacionais de aprendizagem. A Semana será na Arena BRB – Estádio Mané Garrincha, em Brasília/DF,

 das 9h às 18h, com visitação gratuita. Saiba mais no site do evento.

Confira detalhes da participação do IFRS
Projetos participantes:

 

A construção do Xadrez Gigante nas aulas de Matemática (Campus Rio Grande) – com o reaproveitamento de materiais recicláveis e o uso de conceitos e conhecimentos matemáticos, são construídas peças gigantes para jogos de xadrez. Os participantes poderão jogar partidas no espaço “Vitrine da Educação Profissional e Tecnológica” e no estande do IFRS. Também poderão experimentar o processo de construção das peças utilizando materiais como papelão e jornais.

 

 

Windmaker (Campus Osório) – apresentará materiais educacionais desenvolvidos a partir da cultura maker e do processo de fabricação digital. Entre eles estão desafios gamificados, kits de geometria a partir de Pokemons, recursos de astronomia em realidade virtual, entre outros. Os visitantes serão instigados a solucionar desafios sobre diferentes temas, testar conhecimentos com kits e jogos de Biologia, Química e Matemática, além de vivenciar um passeio em Marte por meio da realidade virtual.

 

 

Desenvolvimento da autonomia e qualidade de vida de deficientes visuais através da inclusão digital (Campus Erechim) – realizará demonstrações de uso de softwares e aplicativos voltados para acessibilidade de deficientes visuais. O público poderá interagir com as aplicações, simulando, com um venda nos olhos, a experiência real de um deficiente visual.

 

 

Literatura e arte na socioeducação: ressignificações (Campus Feliz) – levará uma exposição fotográfica de adolescentes que cumprem medidas socioeducativas em Caxias do Sul. Através da audição das vozes dos meninos, o público será instigado a pensar sobre como instituições como os IFs podem fazer a diferença nesses espaços. Os visitantes serão convidados a bordar, com linha e agulha, fotografias, simbolizando as interferências que cada um realiza no outro a partir da interação nas subjetividades. As fotos da exposição são de Josué Braun. Mais informações do projeto Literatura e arte na socioeducação neste artigo.

 

Peçonhentos e Venenosos (Campus Sertão) – terá uma exposição de exemplares fixados e modelos em resina de animais peçonhentos e venenosos (serpentes, escorpiões, aranhas, sapos, lacraias, etc). Os participantes poderão manipular os exemplares, observando aspectos específicos como glândulas de veneno, presas, ferrões e quelíceras. Receberão explicações sobre identificação, tratamento e prevenção de acidentes e poderão assistir a vídeos com animais vivos, produzidos pelo projeto. Por fim, o público poderá aplicar os conhecimentos por meio de um jogo educativo, que abordará os cuidados necessários em caso de acidentes com esses animais, além dos procedimentos corretos e incorretos a serem adotados em situações de emergência.

 

Mundo para os sentidos, sentidos para o Mundo (Campus Caxias do Sul) – vai expor a “Relevoteca”, um conjunto de materiais didáticos composto por maquetes e infográficos sobre os principais movimentos tectônicos do planeta. Levará também a “Caixa de areia de realidade aumentada adaptada (ARSandbox Adaptada)”, que permite aos visitantes modelar na areia formas do relevo, as quais são iluminadas com diferentes cores representando as variações de elevações.  

 

 

Drop Team (Campus Erechim) – a equipe de eficiência energética vai apresentar o protótipo de veículo desenvolvido e que é tetracampeão da competição Shell Eco-marathon Brasil, na categoria combustão interna. O veículo já atingiu a marca recorde de desempenho em pista brasileira, com a capacidade de fazer a média de 716 quilômetros rodados por litro de combustível.

 

 

Centro Tecnológico de Acessibilidade (Reitoria) – vão apresentar soluções de acessibilidade para estudantes com deficiência, como recursos de tecnologia assistiva e materiais pedagógicos acessíveis. Os visitantes poderão experienciar o uso de recursos de tecnologia assistiva, como mouses e teclados adaptados e recursos para auxiliar na leitura e escrita, bem como manipular materiais pedagógicos táteis feitos na impressora 3D e na máquina de corte a laser.

 

 

Palestras

Palestra “Tecnologias Avançadas do Portal Integra: Como Utilizar Inteligência Artificial e Business Intelligence”, dia 26 de novembro, às 14h, ministrada pelo chefe do Departamento de Planejamento Estratégico do IFRS, Rodrigo Perozzo Noll.

Palestra “Elaboração e Gestão de Documentos para Formalização de Parcerias no Portal Integra”, dia 27 de novembro, às 14h, ministrada pelo chefe do Departamento de Planejamento Estratégico do IFRS, Rodrigo Perozzo Noll, e pelo chefe do Departamento de Pesquisa e Inovação do IFRS, Anderson Ricardo Yanzer Cabral.

 

Mesa-redonda “Apoio a projetos de Iniciação Tecnológica na Rede Federal: Experiências de sucesso”, dia 27 de novembro, às 16h, com participação da docente Kelen Berra de Mello, do Campus Caxias do Sul.

Apresentação e discussão do Diagnóstico de NITs e Agências de Inovação da RFEPCT 2024, dia 28 de novembro, às 14h, com participação do pró-reitor adjunto de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Erik Schüler.

Fim do conteúdo