Início do conteúdo

Projetos dos campi Bento Gonçalves e Feliz são premiados na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace)


Dois trabalhos de estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) foram premiados na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) 2024. O projeto “Terrorismo de Estado no Conesul: Análise das Ditaduras Chilena e Argentina Através das Histórias em Quadrinhos”, desenvolvido no Campus Bento Gonçalves, foi o terceiro lugar na categoria “Ciências Humanas”, recebendo medalha e certificado. O trabalho “Avaliação da Reciclagem de Vidraria Laboratorial para Produção de Porcelana”, do Campus Feliz, foi um dos agraciados com o Prêmio Revista Inciência, do Colégio Dante Alighieri, e será tema de um artigo publicado no periódico.

A cerimônia de encerramento da Febrace ocorreu na tarde desta sexta-feira, 22 de março, na Universidade de São Paulo (USP). Essa é a décima edição seguida que projetos do IFRS são premiados no evento.

A Febrace é considerada a maior mostra pré-universitária de ciências e engenharia do país. Nesta edição, o Instituto esteve representado também com dois trabalhos do Campus Osório: “Estudo da Atividade Antifúngica de Extratos Aquosos In Natura de Plantas na Inibição de Neofusicoccum Parvum” e “Monitoramento das Águas do Rio Tramandaí Através de Sensoriamento Remoto” (saiba mais sobre os trabalhos do IFRS na Febrace 2024 neste texto).

Conheça os projetos premiados:

“Terrorismo de Estado no Conesul: Análise das Ditaduras Chilena e Argentina Através das Histórias em Quadrinhos”

Desenvolvido pelas estudantes Amanda Gobbo e Nauberth Boeira da Silva, tem orientação da professora Letícia Schneider Ferreira. O projeto procura analisar referências a práticas de terror implementadas durante os governos autoritários das décadas de 1960-1970 em países como Chile e Argentina. As histórias em quadrinhos se revelam uma fonte histórica importante, pois têm a capacidade de sintetizar informações por meio da interseção entre a arte e a narrativa. O objetivo da pesquisa é analisar de que modo as histórias em quadrinhos selecionadas retratam elementos como o terror estatal. Com isso, o trabalho busca avaliar como a tortura e o assassinato de militantes políticos, estratégias largamente usadas naquele momento histórico, são retratadas, no intuito de promover reflexão e uma cultura de paz e de valorização dos direitos humanos, para que tais violações não mais ocorram. ▶️ Assista ao vídeo do projeto do Campus Bento Gonçalves

 

Avaliação da Reciclagem de Vidraria Laboratorial para Produção de Porcelana

Apresentada pela estudante Victoria Zimmer Gomes, a pesquisa tem orientação da professora Cínthia Gabriely Zimmer e coorientação da professora Suyanne Angie Lunelli Bachmann. O trabalho propõe o aproveitamento de resíduos de recipientes de vidro usados em laboratórios, que são produzidos com matérias-primas especiais, porém são frágeis e quebram com frequência. O projeto busca responder: Qual será o efeito da adição de vidro laboratorial na produção de porcelanas? Os resultados evidenciam que a adição proporciona benefícios nas propriedades do material, além de gerar valor agregado ao resíduo de vidro de laboratório, desenvolver conhecimento para uma produção mais consciente e com menor consumo de bens minerais e uso de energia. ▶️ Assista ao vídeo do projeto do Campus Feliz

 

Sobre a Febrace

Estiveram em exposição no total 226 projetos, desenvolvidos por 498 estudantes do ensino fundamental, médio e técnico de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. Os finalistas foram selecionados entre 2.900 inscritos, um número recorde nos 22 anos de evento. 

A Febrace é promovida anualmente pela Escola Politécnica da USP e realizada pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico- LSI-TEC. Tem como objetivos estimular a cultura científica, a inovação e o empreendedorismo na educação básica e técnica, despertando novas vocações nessas áreas e induzindo práticas pedagógicas inovadoras nas escolas.

Fim do conteúdo